Browsing by Author "Pereira, Tatiana"
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- Consultadoria em Psicologia do Desporto – Desenvolvimento e Aplicação no Voleibol SéniorPublication . Pereira, TatianaPenso que não é possível relatar o quão este estágio foi uma experiência única e marcante na minha vida. As incertezas que senti, o medo de falhar, a insegurança inicial, a confiança após a primeira intervenção, as dúvidas de por onde ir de seguida, as certezas, a frustração e o reconhecimento, as alegrias e tristezas, as oscilações de motivação, uma enormidade de sentimentos que não se explicam. Este foi sem duvida um dos anos mais marcantes do meu percurso académico enquanto estudante e enquanto pessoa, por tudo o que aprendi e pelas experiências que vivi. Neste relatório pretendo apresentar as actividades que desenvolvi no âmbito do estágio curricular que realizei no Sporting Clube das Caldas, com o escalão sénior de voleibol Masculino, na época de 2010/2011 e com o escalão sénior de voleibol Feminino em modo de “part-time” chamemos-lhe assim, uma vez que não era a equipa que acompanhava diariamente, pois não fazia directamente parte do meu estágio, mas que quando integrei o Sporting me foi colocado o desafio de fazer o que me fosse possível por esta equipa. Ao longo do percurso nem sempre atingi os objectivos a que me propus, mas foi a forma como lidei com estas experiencias menos positivas que me ajudou a crescer e a acreditar que posso ser uma melhor profissional. Fazendo uma retrospectiva esta foi uma experiência positiva, porque me ajudou a perceber o que é estar no campo, passar da teoria à prática, e posso exprimir agora o quão difícil e complexo é este processo, porque o que vem nos livros que nos acompanham ao longo de todo o percurso académico nem sempre é fiel ao que acontece na realidade que nos envolve. Posso também referir que nem tudo foi positivo, este foi um ano recheado de experiências menos positivas na medida em que existiram momentos em que me senti pequenina, um pouco perdida no meio de tanto conhecimento que não sabia colocar na prática, chegando mesmo a duvidar se seria capaz de o fazer, mas cada intervenção bem sucedida, cada palavra de reconhecimento fizeram com que continuasse a tentar.
- Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infânciaPublication . Pereira, Tatiana; Luís, HelenaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica para a Educação de Infância que está integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla o trabalho desenvolvido nos estágios em contexto de Creche e de Jardim de Infância, bem como a apresentação do respetivo percurso profissional e investigativo. Destes contextos emergiu a questão de investigação, cujo tema centra-se na planificação e organização do trabalho educativo tendo como base uma diferenciação pedagógica. Esta temática está muito presente quando se fala de Necessidades Educativas Especiais mas, no entanto, todas as crianças necessitam de um ensino diferenciado, pois todas elas são diferentes à sua maneira. De modo a tentar encontrar respostas à minha questão realizei diversas pesquisas baseadas em autores de referência que definem o conceito de diferenciação pedagógica e esclarecem o papel do educador. Ao nível metodológico optei por dois instrumentos de recolha de dados: a realização de duas entrevistas semiestruturadas a duas educadoras de infância e a análise e reflexão de quatro planificações (construídas no contexto de Jardim de Infância). Esta investigação permitiu-me refletir relativamente aos aspetos fundamentais para uma planificação e intervenção eficazes com base numa diferenciação pedagógica. O papel do educador prende-se com a necessidade de perceber quais os aspetos essenciais durante o processo de planificação de modo a responder às necessidades e corresponder aos interesses das crianças. Através deste trabalho de investigação, compreendi que todos os aspetos da planificação, nomeadamente os objetivos, as estratégias e a avaliação, deverão ser refletidos e trabalhados em função dos grupos e das crianças de modo individual, para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça.