Browsing by Author "Pereira, Susana"
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- Avaliar para conhecer. A avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?Publication . Teixeira, Madalena; Correia, Rosária; Pereira, SusanaEsta comunicação é sobre a avaliação do conhecimento gramatical no 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo o nosso ponto de partida aferir a articulação da avaliação externa com os textos reguladores da prática pedagógica. Pois, embora o domínio do Funcionamento da Língua, agora Gramática, apresente resultados positivos – 54% -, é de salientar que correspondem (apenas) “até um máximo de três respostas no conjunto dos seis itens considerados” (Prova de Aferição de 1º Ciclo - Língua Portuguesa – Relatório, 2012, p.8). O facto de a investigação ter vindo a demonstrar a existência de correlação entre os diferentes competências do português (Correia, Neves & Teixeira, 2011; Teixeira & Santos, 2011) e de o próprio Programa de Português do Ensino Básico (PPEB) (2009) referir que se entende “por leitura o processo interactivo (...) que exige vários processos de actuação interligados (decifração de sequências grafemáticas, acesso a informação semântica” e “por escrita o resultado, dotado de significado e conforme à Gramática da Língua, de um processo de fixação linguística” (p.16), justificam a relevância de um conhecimento aprofundado acerca da temática mencionada no parágrafo anterior. Assim, é nosso propósito: i) analisar o PPEB (2009), no que concerne ao Conhecimento Explícito da Língua; ii) analisar as Metas Curriculares de Português, no que refere à Gramática; iii) analisar a prova do final do 1º Ciclo (2013); iv) conhecer os critérios de correção aplicados; v) perceber as características da avaliação externa. A investigação ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Todavia, os resultados apontam para a ausência de articulação entre os normativos reguladores da prática letiva e as provas de avaliação externa.
- Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a famíliaPublication . Cavadas, Bento; Botelho, Irina; Pereira, Susana; Pereira, Tânia; Cortesão, VanessaA família possui uma importância crucial para o desenvolvimento das crianças, sendo uma temática abordada com alguma frequência no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo teve como principal objetivo aferir as concepções de 90 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a organização da sua família, através da análise iconográfica dos desenhos que elaboraram sobre o assunto. Num primeiro momento, os desenhos foram analisados qualitativamente, organizados em duas grandes categorias de codificação: i) família nuclear, ii) família nuclear alargada, e classificados em subcategorias de análise. Seguiu-se uma abordagem quantitativa que permitiu aferir que a maior parte dos alunos representou apenas a sua família nuclear, desenhando-a, tipicamente, com a envolvência de um cenário. Nesse cenário, o sol foi o elemento da natureza ilustrado com maior regularidade e as aves foram os animais representados com maior frequência. Pelo contrário, os que representaram a família nuclear alargada desenharam-na maioritariamente sem cenário. Em ambos os tipos de família, os elementos familiares foram desenhados principalmente no exterior da casa, o pai foi ilustrado frequentemente em maior destaque e o aluno representou-se essencialmente ao lado dos irmãos, quando os possuía. Os resultados apresentados neste trabalho poderão servir de base para os docentes desenvolverem actividades que conduzam os alunos a conhecerem e explorarem a diversidade de famílias e a respeitarem as diferenças entre as diversas tipologias familiares.