Browsing by Author "Oliveira, Sabrina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Clima motivacional percecionado em diferentes atividades desportivas e sua associação com a satisfação das necessidades básicas e o divertimentoPublication . Oliveira, Sabrina; Moutão, João; Cid, LuísRESUMO O estudo da motivação para a prática desportiva tem tido um acréscimo na investigação nos últimos anos. De muitas teorias utilizadas, encontra-se a Teoria da Autodeterminação. Dentro desta última, encontra-se as subteorias da Avaliação Cognitiva, que tem como finalidade a denominação dos fatores em contextos sociais que produzem alterações na motivação intrínseca, podendo saber quais as situações especificas que nos conduzem ao sentimento de competência aquando da execução da tarefa; e a Teoria das Necessidades Básicas, que sugere que, os ambientes sociais podem facilitar ou diminuir a motivação intríseca, suportando ou impedindo a satisfação das necessidades (de autonomia, de competencia e de relacionamento). Esta investigação foca-se na análise do clima motivacional percecionado em diferentes tipos de atividade (individual e coletivo) e a possivel existência de uma associação entre o clima motivacional percecionado, a satisfação das necessidades básicas, a motivação intrínseca e o divertimento. Este estudo vem ampliar a oferta de instrumentos para o combate às deficiências e desistências, levar as organizações à pesquisa de estratégias para mover o comportamento e regulação da motivação, bem como aumentar a compreensão da adesão e manutensão dos praticantes. Os resultados e estes instrumentos irão certamente apoiar as futuras intervenções dos técnicos no terreno para uma contribuição positiva relativamente à performance.
- Estágio académico: Felner Tennis AcademyPublication . Oliveira, Sabrina; Miguel, Paulo Jorge PaixãoResumo O presente relatório surge no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realizado entre o mês de Setembro de 2013 e o mês de Junho de 2014, no Felner Tennis Academy. O meu grupo de atletas é constituído por quatro atletas de ambos os sexos, de alto rendimento, no que diz respeito ao Treino Mental e um grupo de atletas, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos para o trabalho de Dinâmicas de Grupo. O objetivo geral de estágio foi potenciar o desenvolvimento de capacidades psicológicas no atletas e noutros agentes desportivos, que permitam por um lado minorar a influência de fatores externos e acima de tudo otimizar o rendimento, tanto ao nível do treino como da competição, como refere Dosil (2008). O relatório estrutura-se em três partes: a intervenção no ténis, onde foi feita uma avaliação quantitativa e qualitativa inicial e final, focadas na observação, entrevista e questionário “The Ottawa Mental Skills Assessment Tool” OMSAT-3R (Durand-Bush, Salmela, e Green-Demers, 2001; traduzido, adaptado e em processo de validação por Carlos Silva, Carla Borrego e António Rosado), foram ainda implementados treinos de competências psicológicas para a otimização do rendimento desportivo dos atletas e um trabalho de dinâmica de grupos.