Browsing by Author "Oliveira, Rosana Maria de Noronha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Curso técnico integrado em artesanato na modalidade Proeja: avaliando ações de intervenção para apoio à permanência dos estudantesPublication . Oliveira, Rosana Maria de Noronha; Cardona, Maria JoãoReconhecendo o elevado índice de evasão de estudantes do Curso Técnico Integrado em Artesanato do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o presente estudo, visando à definição de um plano de intervenção, teve o objetivo principal de analisar as ações realizadas pelas coordenações da área de ensino da instituição para promover a permanência dos/as estudantes no curso. Nesse sentido, procurou-se identificar o perfil dos/as estudantes matriculados no curso e identificar as ações promovidas pelas diversas coordenações, procurando avaliar as que mais favorecem a permanência dos/as estudantes no curso. Paralelamente foram recolhidas sugestões para a melhoria do atendimento aos estudantes. A recolha de dados foi de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada). Os resultados da pesquisa evidenciam que cada coordenação desenvolve uma ação específica no apoio aos estudantes, envolvendo ações diversas que se completam por meio de atividades ministradas na sala de aula e em todo o processo educacional. Apesar de as coordenações reconhecerem que as ações desenvolvidas contribuem para a permanência dos estudantes, foi possível perceber lacunas, problemas e dificuldades apontadas pelos entrevistados nomeadamente nos aspetos que envolvem organização logística e estrutural, bem como uma articulação entre todos os envolvidos. A partir das limitações identificadas, o presente estudo propõe um plano de ação, o Procedimento Operacional Padrão (POP), como forma de uniformizar as metodologias a serem desenvolvidas para melhoria do atendimento aos estudantes.