Browsing by Author "Marques, Sofia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As perceções de alunos do 1.º CEB sobre a atividade científica e os cientistas: um estudo com recurso ao desenhoPublication . Linhares, Elisabete; Rebelo, Ana; Ribeiro, Ana; Ferreira, Ana; Oliveira, Sara; Marques, SofiaO presente estudo foi realizado com o objetivo de determinar as ideias que as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) têm sobre os cientistas e a sua atividade. O recurso ao desenho pretendeu responder ao problema colocado. O desenho é uma das formas através das quais a simbologia da criança se expressa e se vai construindo. A criança, por norma, desenha menos o que vê e mais o que sabe sobre o que vai desenhar, daí terem sempre perceções subjetivas. À medida que vão adquirindo mais conhecimentos, progridem no desenho, ou seja, representam os seus conhecimentos e/ou as suas interpretações sobre um dado contexto (Barbosa-Lima & Carvalho, 2008). Os meios de comunicação que propagam imagens estereotipadas e distorcidas dos cientistas influenciam o conhecimento que as crianças possuem acerca dos cientistas e da sua atividade (Kosminsky & Giordan, 2002; Melo & Rotta, 2010). A deteção de conceções deturpadas sobre ciência e sobre os cientistas constitui-se como essencial para se conseguir desenvolver uma melhor literacia científica na sociedade em geral e, para que se desenvolvam cidadãos mais e melhor informados (Afonso, 2008).