Browsing by Author "Jesus, Alexandra"
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- Atividade Física e Saúde Mental Efeitos de um Programa de Exercício Físico em Sujeitos com Diagnóstico Clínico de Perturbações do Humor e PsicóticasPublication . Jesus, AlexandraResumo O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos que um programa de exercício pode ter na saúde física (indicadores antropométricos e da função cardiorrespiratória) e mental (satisfação com a vida, vitalidade subjetiva, autoestima global e estados de humor positivos – vigor e negativos – depressão) de sujeitos com diagnóstico de perturbações de humor e psicóticas. Participaram neste estudo 5 indivíduos (n=5), de ambos os géneros (3 femininos; 2 masculinos), com uma média de idades de 41,20 ± 14,27 anos e com um diagnóstico prévio de psicose, nomeadamente, doença bipolar e esquizofrenia. Os participantes encontravam-se em processo de reabilitação, em regime de Hospital de Dia no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, do Hospital Distrital de Santarém. Os instrumentos utilizados para avaliar os indicadores de saúde mental foram: a Satisfaction With Life Scale (SWLS: Diener, Emmons, Larson & Griffin, 1985), para avaliar a satisfação com a vida; a Subjective Vitality Scale (SVS: Ryan & Frederick, 1997), para avaliar a vitalidade subjetiva; a a Rosenberg Self-Esteem Sclae (RSES: Rosenberg, 1965), para avaliar a autoestima global; e ainda a Profile of Mood States (POMS: McNair, Lorr & Droppleman, 1971), para avaliar os estados de humor. No que respeita aos indicadores de saúde física foram utilizados: Estadiómetro e Balança (altura e peso), Aparelho de Bioempedância – Tanita BC545 (massa gorda) e Analisador de Gases K4 (consumo máximo de oxigénio e frequência ventilatória). O programa de exercício físico foi desenvolvido durante 12 semanas, com três sessões semanais, e duração de 45 a 60 minutos cada, constituído por uma caminhada (30 minutos efetivos), na qual era controlada a intensidade de exercício. Para analisar os grupos (experimental e placebo), em função das variáveis de estudo, utilizamos os testes não paramétricos, nomeadamente, o teste de Mann Whithey (U) para comparar diferenças entre avaliações e o teste Wilcoxon (W) para comparar diferenças entre grupos. O nível de significância adotado foi de p≤.05. Os principais resultados mostraram que não houve diferenças estatisticamente significativas nas variáveis estudadas, quer entre avaliações, quer entre grupos, concluindo-se que o programa de exercício implementado não teve qualquer efeito na saúde física e mental dos sujeitos com perturbações do humor e psicóticas. No entanto, estes resultados devem ser interpretados também em função das limitações e constrangimentos ocorridos durante o estudo, em especial no que diz respeito ao número final de participantes do programa.
- Atividade física e saúde mental. Efeitos de um programa de exercício físico em sujeitos com diagnóstico clínico de perturbações do humor e psicóticasPublication . Jesus, Alexandra; Mendes, Ana; Ferreira, Carla; Massano, Teresa; MOUTÃO, JOÃO; Brito, João; Cid, Luis; Bento, TeresaAtravés da realização desta investigação objetivamos estudar a influência que o programa de exercício tem na saúde física e mental de sujeitos com diagnóstico de perturbações de humor e psicóticas, nomeadamente, em indicadores antropométricos, na função cardiorrespiratória, no grau de satisfação com a vida, na vitalidade, na autoestima global, no fator positivo dos estados de humor (vigor) e num dos fatores negativos dos estados de humor (depressão). Desta forma, equacionamos a seguinte hipótese: a atividade física melhora a saúde dos sujeitos, existindo diferenças significativas nas variáveis antropométricas, fisiológicas e psicológicas em estudo entre o início e o fim do programa, bem como, entre os sujeitos do grupo experimental e do grupo placebo.
- Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em Contexto Escolar: Estudo casoPublication . Jesus, AlexandraResumo Este estágio teve como objetivo geral, desenvolver nos jovens a aprendizagem de competências sociais e pessoais, que serão essenciais para a sua vida em sociedade, a partir da participação em atividades realizadas em grupo, e que envolvam o desporto e o exercício. Ao longo das sessões de intervenção pretendemos desenvolver os níveis de responsabilidade pessoal e social de Hellison, tendo sido trabalhados quatro níveis de responsabilidade pessoal e social com todos os elementos das três turmas com quem estivemos a desenvolver o estágio curricular. O presente relatório é resultado das aproximadamente 1390 horas de estágio curricular, estando estas repartidas em reuniões de estágio, realização dos planeamentos das sessões de intervenção, ações de formação e área comunidade, intervenção no estágio complementar e intervenção no estágio principal, realizado na Escola Básica Integrada Fernando Casimiro Pereira da Silva, nomeadamente com os alunos dos Cursos de Educação e Formação (CEF) do 1º e 2º ano, através do “Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em Contexto Escolar”, no âmbito do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Os resultados obtidos foram bastante positivos, uma vez que os alunos se mostram motivados e interessados nas sessões realizadas, tendo em conta a reflexões feitas no final de cada sessão e os relatos das diretoras de cada turma, assim como também apresentaram melhorias significativas ao nível das suas competências pessoais e sociais. A par da intervenção realizada junto dos alunos dos Cursos de Educação e Formação da EBI Fernando Casimiro, foi ainda da nossa responsabilidade, durante este estágio curricular, toda a intervenção proveniente do gabinete de apoio psicológico criado pelo Núcleo Sportinguista de Rio Maior (NSRM) onde para além disso também demos apoio à colega estagiária que esteve a intervir no Núcleo Sportinguista de Rio Maior (NSRM), nomeadamente com a equipa de Juniores. Foi ainda objetivo deste estágio a organização e realização de uma ação de formação na comunidade, sendo a nossa destinada a um workshop designado de “Trilha 4 o teu caminho através do Desporto” realizado na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha, tendo como população-alvo uma das turmas CEF deste estabelecimento de ensino.
- Estudo exploratório sobre reactividade cardíaca e dificuldade de uma tarefa de equilíbrio dinâmico em crianças de 6-7 anos de idadePublication . Catela, David; Branco, Marco A. C.; Jesus, Alexandra; Nogueira, Hervé; Loureiro, Luís; Rodrigues, Maria; Amaral, TiagoA reactividade cardíaca está directamente associada à ansiedade provocada pela dificuldade de uma tarefa. Fomos verificar se a frequência cardíaca (FC) em crianças era sensível à dificuldade de uma tarefa de equilíbrio dinâmico. 35 crianças, de 6-7anos de idade, deslocaram-se de pé sobre bancos suecos em 4 condições: (i) de frente, de olhos abertos; (ii) de frente, de olhos fechados, (iii) de costas, de olhos abertos; (ii) de costas, de olhos fechados; com um cardiofrequencímetro colocado. Durante a instrução e a execução da tarefa, a mudança da FC esteve directamente associada ao grau de dificuldade da mesma, e nas condições sem informação visual o aumento de FC foi superior. A alteração da FC não pode ser exclusivamente justificada pela preparação para e pela execução motora da tarefa, porque a reactividade cardíaca nas condições sem informação visual é significativamente superior. A FC das crianças foi sensível à dificuldade da tarefa. A reactividade cardíaca observada sustenta o conceito cardíaco-somático e a hipótese de estarmos na presença de active coping.