Browsing by Author "Jardim, Jacinto"
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- Avaliação global da cooperação na formação de educadores e professores 1.º CEBPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Vaz, Paula Fortunato; São João, Ricardo; Jardim, JacintoNo contexto da Educação, a cooperação consiste na capacidade de operacionalizar em conjunto conhecimentos, atitudes e habilidades com vista à realização de um fim comum, maximizando as potencialidades de cada indivíduo de forma duradoura e equilibrada. São múltiplas as vantagens do trabalho colaborativo. Nesta linha, constitui-se como objetivo central desta comunicação apresentar os resultados da aplicação da Escala de Avaliação Global da Cooperação (EAGC) junto de uma amostra aleatória de estudantes do ensino superior português (Licenciatura de Educação Básica e Mestrados que habilitam para a docência). A EAGC é uma escala de auto-registo de resposta fechada tipo Likert de cinco pontos (1- nunca, 2- raramente, 3- algumas vezes, 4- frequentemente, 5- sempre) composta por nove itens. A EAGC foi administrada online no ano letivo de 2019/2020 com disponibilidade do questionário por link aos potenciais respondentes que aderiram ao estudo de forma voluntária. Os dados obtidos centram-se nos valores de: 1. Trabalho em equipa e colaboração com os colegas; 2. Perspetiva sobre o contributo da cooperação no que respeita ao desenvolvimento de novas ideias; 3. Sentimento sobre a importância do trabalho em grupo para cada um; 4. Comparação entre gosto de trabalho grupal versus individual; 5. Apreciação do trabalho em equipa, sobretudo pelos momentos que proporciona; 6. Trabalho de Grupo e fortalecimento de relações entre colegas; 7. Contributo do trabalho de grupo para frequência da vida académica; 8. Avaliação grupal versus avaliação individual; e 9. Relação entre trabalho em grupo e rendimento. O tratamento quantitativo da informação, bem como a sua análise estatística, teve como suporte os softwares IBM SPSS Statistics (version 23) e R, tendo sido respeitada a confidencialidade e o anonimato dos inquiridos. Foram ainda utilizadas variáveis sociodemográficas que se afiguraram promissoras na interpretação e discussão dos dados.
- The Soft Skills Inventory: developmental procedures and psychometric analysisPublication . Jardim, Jacinto; Pereira, Anabela; Vagos, Paula; Direito, Inês; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreWhen attending and participating in Higher Education, students face a multitude of personal, social, and work-related challenges, which may increase the risk of developing psychopathological symptomatology. To date, there is no instrument that grasps the non-technical skills that may help prepare students to respond to these challenges. This paper presents the development and psychometric properties of the Soft Skills Inventory (SSI). The inventory was developed based on theoretical and empirical findings on the skills associated with academic and professional success, and on students’ perception. The SSI was tested with 2030 Portuguese students (of which 77.1% were female) using a two-stage approach: item calibration and model generation (n = 1033), followed by model validation (n = 997). Item calibration analyses led to retaining 49 items that were organized into six-factors: self-determination, resilience, empathy, assertiveness, social support, and teamwork. This measurement model was further validated and proved to be an invariant, and thus credible, tool to compare male and female students on those relevant skills. All measures attained good internal consistency, with alphas ranging from .76 to .88. Female students scored significantly higher than males on self-determination, empathy, social support and teamwork. On the other hand, male students scored significantly higher on resilience. No significant differences were found between men and women for assertiveness. Psychometric analysis showed that the SSI is a reliable and valid instrument to evaluate students intra and interpersonal skills. The SSI may help identify gaps in soft skills and guide targeted interventions to support a more positive student experience in Higher Education.