Browsing by Author "Isidoro, Anabela Santos"
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- Os determinantes da eficácia organizacional na resposta social Centro de Dia, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas – Uma abordagem multistakeholderPublication . Isidoro, Anabela Santos; Dias, Paulo Coelho; Leal, SusanaO papel das organizações de Economia Social (ES) é cada vez mais importante nas sociedades ocidentais e um pouco por todo o mundo. Neste domínio, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) são um dos grupos de entidades de Economia Social com maior expressão em Portugal. Atendendo que (a) o envelhecimento da população determina que o número de pessoas beneficiárias dos serviços prestados pelas organizações de ES em geral, e das IPSS em particular, seja crescente e que, (b) cada vez mais, ganham importância as questões atinentes à sustentabilidade e à eficácia destas entidades, interessa investigar quais os determinantes da eficácia organizacional nas IPSS. É precisamente este o objetivo geral desta investigação. Como objetivo específico visa-se identificar os determinantes da eficácia organizacional, de acordo com uma abordagem multistakeholders, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas (CBESZA).Quanto à metodologia, dado que nos interessa conhecer em profundidade uma realidade concreta e restrita, optámos pelo estudo de caso. Assim, os dados foram recolhidos e tratados através de metodologias qualitativas por recurso a entrevistas e análise de documentos. Após a seleção dos stakeholders relevantes para a organização em estudo, selecionou-se uma amostra representativa destes (6 clientes, 5 colaboradores, 6 familiares de clientes e 3 membros da direção) aos quais se efetuaram entrevistas semiestruturadas com vista a identificar os determinantes da eficácia organizacional. Após a análise de conteúdo das respostas, por tipo de stakeholder, categorizou-se os determinantes da eficácia organizacional, identificaram-se as subcategorias e identificou-se a importância relativa de cada categoria e subcategoria. Este estudo proporcionou um maior conhecimento acerca da organização e permitiu concluir que os determinantes da eficácia organizacional variam em função dos interesses dos diferentes stakeholders. Os resultados desta investigação permitem, em trabalho futuro, desenvolver um modelo de avaliação da eficácia organizacional do serviço em estudo.
- Os determinantes da eficácia organizacional na resposta social centro de dia, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas:uma abordagem multistakeholderPublication . Isidoro, Anabela Santos; Dias, Paulo; Leal, SusanaNo tempo conturbado em que vivemos, o papel da Economia Social (ES) é cada vez mais importante nas sociedades ocidentais e um pouco por todo o mundo. As organizações da ES são muitas vezes o único espaço de afirmação daqueles que não têm voz ou relativamente aos quais é fácil negar direitos. A eficácia destas organizações é por isso determinante. Este trabalho é realizado no âmbito da ES e da eficácia organizacional das suas estruturas. No contexto da ES, além da caraterização, discussão concetual e reflexão acerca da sua identidade, no mundo e em Portugal, estudamos as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no nosso país, dando enfoque, neste domínio, às Respostas Sociais (RS) relacionadas com o envelhecimento da população, sobretudo o Centro de Dia (CD). Sequencialmente, trabalhamos ao nível da avaliação da eficácia organizacional desta RS, numa IPSS - o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas (CBESZA) - utilizando uma abordagem multistakeholder. Assim, realizamos na primeira parte do trabalho, uma revisão da literatura nos domínios da ES, IPSS em Portugal, envelhecimento da população, RS de apoio a idosos e, ainda, nos domínios da eficácia organizacional. Na componente empírica da dissertação, estudamos a RS referida. Identificamos, junto dos seus vários stakeholders, os determinantes da eficácia organizacional, com base nos quais nos propomos desenhar um modelo de avaliação, “à medida”, para esta RS do CBESZA. Quanto à metodologia, dado que nos interessa conhecer em profundidade uma realidade concreta e restrita, optámos pelo estudo de caso. Assim, os dados serão recolhidos e tratados através de metodologias qualitativas por recurso a entrevistas e análise de documentos. Este estudo proporcionou um maior conhecimento acerca da organização e permitiu concluir que os determinantes da eficácia organizacional variam em função dos interesses dos diferentes stakeholders.
- Os determinantes da eficácia organizacional numa organização de economia social:um estudo de casoPublication . Isidoro, Anabela Santos; Dias, Paulo Coelho; Leal, SusanaEste trabalho investiga os determinantes da eficácia organizacional de uma organização do setor da Economia Social (Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas, Portugal) seguindo uma abordagem multistakeholder. Através de vinte entrevistas semiestruturadas realizadas aos clientes, familiares de clientes, colaboradores e Direção identificam-se os fatores que mais relevam para a eficácia organizacional: (a) capacidade de gestão e liderança da Direção e Direção Técnica; (b) qualidade, acessibilidade, diversidade das instalações (adequadas aos fins a que se destinam); (c) adequação e diversidade das atividades de animação/ocupação; (d) qualidade, diversidade e adequação da alimentação; (e) competências pessoais e técnicas dos colaboradores; (f) satisfação e bem-estar dos stakeholders; (g) motivação e gestão das equipas de trabalho; (h) sustentabilidade financeira