Browsing by Author "Ferreira, Daniela"
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- Intervenção comunitária: capacitar a comunidade para salvarPublication . Ferreira, Daniela; Santos, Irene; Sarroeira, CacildaO envelhecimento da população é um fenómeno importante que afeta as estruturas de apoio aos idosos, assim como os seus cuidadores. Em contexto de cuidados domiciliários torna-se importante formação útil como o Suporte Básico de Vida. Para a compreensão desta temática utilizou-se a Revisão Sistemática de Literatura, com a questão PICo: “Quais as intervenções de enfermagem que promovem o aumento de conhecimentos das AAD em SBV, no agir em situações de PCR, no idoso, nos cuidados domiciliários?”, que evidenciou a importância da formação e treino em SBV na comunidade. Tendo como base o Planeamento em Saúde foi elaborado o Diagnóstico de Enfermagem “ameaça à linha de defesa das AAD, relacionada com stressores intrapessoais: défice de conhecimento em SBV e em primeiros socorros”. Este levou à intervenção comunitária “Capacitar a comunidade para salvar” sustentada na formação das AAD, tendo como resultado um ganho de conhecimentos em média de 30%. An ageing population is an important phenomenon that affects the support structures for the elderly, as well as their caregivers. In the context of home care becomes important training useful as basic life support. For understanding this issue using a systematic review of the literature, with the PICo question: "what are the nursing interventions that promote the increase of knowledge of the AAD in SBV in action in situations of cardiac arrest, in the elderly, in home care?", which highlighted the importance of education and training in CPR in the community. Based on the Health Planning the nursing diagnosis "threat to the defense of the AAD, related to stressores people: knowledge deficit in CPR and first aid". This led to Community intervention "Empower the community to save" sustained in the formation of the AAD, resulting in a gain of knowledge on average of 30%.
- Promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem das criançasPublication . Ferreira, Daniela; Piscalho, IsabelO presente relatório pretende dar a conhecer o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico que tem como base as experiências vivenciadas, as aprendizagens mais significativas enquanto futura profissional da educação e, por fim, o exercício investigativo desenvolvido ao longo do mesmo. Assim, este relatório contempla duas partes. A primeira refere-se à dimensão reflexiva, onde são apresentados os aspetos mais relevantes acerca dos contextos de estágio. A segunda parte diz respeito ao exercício investigativo que pretende demonstrar a importância e a forma como promover as competências autorregulatórias das crianças no processo de ensino-aprendizagem, em contexto real educativo através de um estudo de caso. O presente estudo foi desenvolvido em contexto creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB) recorrendo à utilização de um instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adaptado por Piscalho & Simão, 2014). Verificou-se que promover a autonomia e os processos de autorregulação da aprendizagem é um elemento fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Deste modo, educadores e professores devem dominar o conceito de autorregulação da aprendizagem porque o trabalho educativo envolve um processo de desenvolvimento pessoal de cada elemento do grupo de crianças, onde os dois pilares da autorregulação assumem um papel decisivo, estes dois pilares são a escolha e o controlo.