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- Promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem das criançasPublication . Ferreira, Daniela; Piscalho, IsabelO presente relatório pretende dar a conhecer o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico que tem como base as experiências vivenciadas, as aprendizagens mais significativas enquanto futura profissional da educação e, por fim, o exercício investigativo desenvolvido ao longo do mesmo. Assim, este relatório contempla duas partes. A primeira refere-se à dimensão reflexiva, onde são apresentados os aspetos mais relevantes acerca dos contextos de estágio. A segunda parte diz respeito ao exercício investigativo que pretende demonstrar a importância e a forma como promover as competências autorregulatórias das crianças no processo de ensino-aprendizagem, em contexto real educativo através de um estudo de caso. O presente estudo foi desenvolvido em contexto creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB) recorrendo à utilização de um instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adaptado por Piscalho & Simão, 2014). Verificou-se que promover a autonomia e os processos de autorregulação da aprendizagem é um elemento fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Deste modo, educadores e professores devem dominar o conceito de autorregulação da aprendizagem porque o trabalho educativo envolve um processo de desenvolvimento pessoal de cada elemento do grupo de crianças, onde os dois pilares da autorregulação assumem um papel decisivo, estes dois pilares são a escolha e o controlo.
- As atividades práticas no 1º ciclo do ensino básico : potencialidades e constrangimentos à sua implementação no processo de ensino-aprendizagemPublication . Agostinho, Ana Rita Gomes; Cavadas, BentoO presente relatório evidencia as aprendizagens promovidas pela realização dos estágios profissionalizantes em diferentes valências: Creche, Jardim-de-Infância e 1.ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho investigativo aborda as conceções dos docentes sobre o papel das atividades experimentais no 1.º ciclo do Ensino Básico. Assim, este estudo tem como principal objetivo identificar as potencialidades e os constrangimentos da implementação de atividades práticas no processo de ensino-aprendizagem. É um projeto de investigação no qual foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa sustentada por entrevistas estruturadas aplicadas a quatro docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo concluiu-se que as potencialidades das atividades práticas para a aprendizagem dos alunos são a possibilidade de experimentarem na prática os conteúdos de Estudo do Meio, podendo compreender por si mesmo certos temas que não conseguiriam de forma abstrata. As atividades práticas incutem aos alunos o gosto pelos conteúdos científicos, motivam-nos e despertam o seu interesse para as aulas, tornando-os mais autónomos e responsáveis. Ajudam-nos a saber trabalhar em grupo e a aceitar a opinião dos outros e a saber argumentar. No que respeita aos constrangimentos da implementação das atividades práticas, concluiu-se que são a falta de materiais, a grande dimensão das turmas, a falta de espaços adequados à organização de atividades deste género, de tempo, de contacto dos alunos com este tipo de atividades, a extensão do programa, a realização de exames, as diversas atividades em que as turmas têm de participar, a duração extensa das atividades práticas, a preparação que as atividades práticas necessitam por parte do docente, a falta de tempo, a gestão da turma e dificuldades no preenchimento de guiões pelos alunos.