Browsing by Author "Cerejeira, L."
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenho próprio de espaço reduzido conhecido e atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idadePublication . Cerejeira, L.; Costa, B.; Graça, F.; Pereira, A.; Brito, M; Serrão-Arrais, Ana; Catela, DavidAs crianças são capazes de desenhar organizações espaciais. Fomos verificar se o estádio de desenvolvimento gráfico da criança (D) condicionaria a sua atividade de orientação (O). Amostra: 38 crianças de 4 e 5 anos (4,58±0,5 anos, 4 anos n=16; meninas= 24), com consentimento informado e assentimento. Método: Para análise do D, foram usados os critérios de [1], [2], [14] e [15]. Para análise da O aplicou-se o protocolo de [16], com possibilidade de a criança escolher entre levar ou deixar "mapa" alinhado no local de partida [3]. Crianças sem atingir D de realismo intelectual (RI), fizeram a O através da fotografia aérea. Resultados: As crianças conseguiram representar através de desenho um local reduzido (sala) que lhes era familiar e usá-lo como seu mapa para uma O. Entre géneros, não houve diferença em D e O. Nos 4 anos, o investimento no pormenor revelado em D, esteve diretamente associado à sua capacidade de autonomia na O. Para ambas as idades, um maior número de objetos similares e de locais a encontrar reduziu a autonomia na O. Conclusão: Aos 4 anos de idade o D pode condicionar a autonomia na O, mas não impedi-la.