Browsing by Author "Bispo, Sandra"
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- Educar para a sexualidade com alunos do 9º ano: um programa de intervenção em modo digitalPublication . Bispo, Sandra; Madeira, Ana SpinolaA adolescência é uma fase da vida caracterizada por diversas mudanças, físicas, psicológicas, emocionais e sociais, tornando-se fulcral a abordagem da Educação Sexual ao nível da comunidade escolar. As atividades do Programa Nacional Saúde Escolar visam capacitar o indivíduo a ser próativo no processo de vida e de saúde. As evidências reforçam a importância da Educação para a saúde, na adolescência em ambiente escolar e da temática sexualidade. O objetivo do projeto visa promover a capacitação dos alunos do 9º ano para uma vivência segura e saudável da sexualidade, atendendo à situação de pandemia por Covid 19, mobilizaram-se estratégias de educação à distância, com recurso às plataformas digitais para o desenvolvimento das atividades de educação para a saúde. O Planeamento em Saúde o modelo Conceptual de Betty Neuman foram guias orientadores para o planeamento e intervenção das atividades de enfermagem comunitária. Os resultados demonstram uma avaliação positiva da metodologia implementada. Adolescence is a stage of life characterized by several changes, physical, psychological, emotional, and social making the approach to Sex Education at the level of the school community crucial. The National School Health Program activities aim to enable individuals to be proactive in the process of life and health. The evidence reinforces the importance of education for health, in adolescence in the school environment, and the sexuality theme. The objective of the intervention project is to promote the training of 9th grade students for a safe and healthy experience of sexuality, due to the Covid 19 pandemic situation, distance education strategies were implemented, using digital platforms for the development of health education activities. Health Planning and Betty Neuman's Conceptual Model were guidelines for the planning and intervention of community nursing activities. The results demonstrate a positive evaluation of the implemented methodology.
- Refletindo em Cuidados Continuados: o enfermeiro especialista em enfermagem comunitáriaPublication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste; Matos, Arminda; Gil, Eduardo; Calado, Maria; Mendes, Mónica; Bispo, Sandra; Pedrosa, SaloméNuma sociedade em constante mutação, a educação emerge, num paradigma sistémico, como instrumento capaz de construir um sistema de valores, permitindo a aquisição de conhecimentos e capacidades necessárias ao exercício da cidadania. Neste sentido, no âmbito da formação pós-graduada em Enfermagem Comunitária, apresenta-se neste artigo a metodologia utilizada numa unidade curricular de opção na área dos Cuidados Continuados. Do ambiente da referida unidade curricular, resulta a reflexão produzida pelos mestrandos, ancorada em referenciais, contribuindo para a construção de competências que possibilitam um exercício profissional especializado assente num agir cada vez mais diferenciado. Esta metodologia foi valorizada pelos mestrandos, perspetivando uma reflexão sobre a intervenção especializada, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem, considerando-se a diversidade e a singularidade dos interesses individuais dos estudantes.