Browsing by Author "Antunes, Ana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEBPublication . Antunes, Ana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade contempla a diversidade de espécies existentes no nosso planeta e inclui a diversidade genética dentro de uma dada espécie e a diversidade dos ecossistemas onde habitam. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 pretende prevenir ameaças à biodiversidade, garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. A educação deve conseguir dar resposta a estas necessidades prementes, através de abordagens pedagógicas que promovam nos alunos princípios de sustentabilidade e os capacitem a agir de forma responsável. O presente estudo de caso qualitativo foi realizado com uma turma do 3.º ano do ensino básico com 25 alunos de um agrupamento de escolas de Santarém e teve como objetivo: identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o tema da biodiversidade. O foco desta comunicação centra-se na análise de conteúdo realizada à narrativa elaborada pelos alunos antes e depois de uma intervenção centrada na temática da biodiversidade (a proposta envolveu: análise de um cartoon, visualização de vídeos e sua discussão, reflexão sobre o problema da perda de biodiversidade e a identificação de seres vivos no recreio da escola) que culminou com uma ação promovida pelos alunos. A ação consistiu na construção e colocação de um comedouro para aves contribuindo para a biodiversidade do local. A narrativa pretendia aceder às conceções dos alunos sobre o que entendiam por biodiversidade e qual a sua importância verificando-se que os alunos têm ideias pouco profundas sobre biodiversidade. As conceções dos alunos parecem não ter alterado muito, podendo explicar-se pelas dificuldades que apresentam em se expressar por escrito e o espaço de tempo da intervenção não ter sido suficiente para aprofundar essas aprendizagens. Conclui-se que estes alunos precisam de contactar mais com a biodiversidade, nomeadamente com atividades no exterior para melhor compreenderem o conceito e a importância da sua conservação.
- CreativeLab_Sci&Math: BAD Plastics | Poluição por plásticos de uso únicoPublication . Antunes, Ana; Leonardo, Ana; Santos, Joana; Fernandes, Mariana; Anselmo, Marta; Cavadas, Bento; Branco, NeusaNeste trabalho apresenta-se um relato de prática concretizado entre as UC de Didática das Ciências Físicas e Naturais I e de Didática da Matemática I, do curso de Mestrado em Ensino do 1 º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2 º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Essas UC procuram envolver os futuros professores em práticas interdisciplinares durante a sua formação. Um exemplo dessas práticas é a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math BAD Plastics que, no ano letivo 2023/24, explorou a poluição por plásticos de uso único, através da abordagem STEAM. As participantes foram cinco futuras professoras. O trabalho, enquadrado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos, também procurou promover o desenvolvimento de competências de sustentabilidade nos futuros professores, em conformidade com as orientações da GreenComp.