Artigos em revistas nacionais - ESDRM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Artigos em revistas nacionais - ESDRM by Author "Bento, Teresa"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Atividade física adaptada na população com necessidades especiaisPublication . Vitorino, Anabela; Monteiro, Diogo; MOUTÃO, JOÃO; Morgado, Sónia; Bento, Teresa; Cid, LuisNa área da deficiência exige-se a intervenção de técnicos de diversas especialidades, atuando de forma articulada e concertada para responder às necessidades das pessoas com necessidades especiais. Neste contexto, o papel da atividade física, quando inserida em estilos de vida saudáveis, merece particular destaque, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas com deficiência. O conceito de atividade física na população com deficiência está igualmente associado a vertentes como a reabilitação, educação, competição e recreação, sendo cada vez mais evidente a ênfase colocada nos seus benefícios físicos, sociais e psicológicos. Em suma: a atividade física adaptada parece poder contribuir para desencadear efeitos positivos na sua saúde. O objetivo principal foi consolidar a visão estrutural e teórica do conceito de deficiência, necessidades especiais, atividade física adaptada e estilos de vida saudáveis.
- Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e a unidade curricular (SADUC)Publication . Cid, Luis; Vitorino, Anabela; Borrego, Carla Chicau; MOUTÃO, JOÃO; Bento, TeresaO objetivo principal deste trabalho foi a validação de um questionário de avaliação da Satisfação dos Alunos com o Docente e a Unidade Curricular, desenvolvido como alternativa de medida de um dos parâmetros da avaliação de desempenho docente, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais, com recurso a uma análise fatorial exploratória e confirmatória. Participaram neste estudo, de forma anónima, 216 alunos dos cursos da ESDRM-IPS e o instrumento utilizado, desenvolvido especificamente para o efeito, é constituído por 3 fatores e 15 itens, aos quais se responde numa escala de Likert de 7 níveis. Os resultados principais revelaram qualidades psicométricas iniciais bastante promissoras, quer de validade do construto, quer de fiabilidade, embora a análise dos parâmetros individuais nos indique alguma redundância subjacente a determinados itens, o que nos sugere a hipótese de aglomeração dos mesmos. No entanto, podemos concluir que este questionário poderá ser utilizado com um elevado grau de confiança, na avaliação da satisfação dos alunos com os docentes e as unidades curriculares.- The main purpose of this study was to validate a questionnaire that evaluates students´ satisfaction with their teacher and with the curricular unit. This questionnaire was developed as an alternative measurement method of the teacher´s performance, determining his initial psychometric qualities, and using an exploratory and confirmatory factor analysis. 216 students of the ESDRM-IPS participated in this study, anonymously. The questionnaire, developed specifically for this purpose, included three factors and 15 items, where answers were given in a seven level Likert scale. The main results showed a very promising initial psychometric qualities, whether considering the construct validity or reliability scores, however the analysis of the individual parameters indicated some redundancy underlying certain items, which suggests the possibility of clustering. Nevertheless, we conclude that this questionnaire can be used with a high degree of confidence to measure students´ satisfaction with teachers and with the curricular units.
- Desporto, ambiente e turismo ativo: estado da arte e relações emergentesPublication . Carvalhinho, Luís; Bento, Teresa; Rosa, PauloO panorama atual nacional e internacional no âmbito do setor do desporto de natureza e turismo ativo, quer em termos de conhecimento e produção científica, quer em termos de desenvolvimento do setor, não é mais o mesmo se compararmos com a realidade da década dos anos 90, momento em que se deram os primeiros passos em Portugal. Do mesmo modo, não será fácil nem desejado, que a abordagem deste setor se possa efetuar isolando os diferentes domínios envolvidos, i.e., o desporto, o ambiente e o turismo. Assim, o trabalho apresentado pretende refletir a importância da relação entre os conceitos associados ao desporto, ao ambiente e ao turismo ativo. Efetuou-se uma revisão de estudos científicos centrados na reflexão sobre o estado da arte, identificando alguns dos principais autores e problemas estudados neste contexto. A opção por abordagens às problemáticas do desporto de natureza, desporto e ambiente e desporto e turismo ativo, no sentido de verificar as suas inter- relações e o seu potencial enquanto subsetor de desenvolvimento e sustentabilidade, permite em nosso entender, refletir e projetor o futuro sobre esta nova (ainda) realidade no nosso país.- The current national and international scene within the sector of sport and nature tourism, both in terms of knowledge and scientific production, or in terms of sector development, is no longer the same in comparison to the reality of the 90´s, when this sector took the “first steps” in Portugal. Additionally, the approach to this sector it´s not advisable to be made by isolating the different areas involved: the sport, the environment and the tourism. Accordingly, the work here presented intends to reflect the importance of the relationship between the concepts associated with the sport, the environment and the tourism. A review of scientific studies was conducted focusing on the state of the art, and identifying some of the major authors and issues studied in this context. The choice of approaches to the problematics of the nature based sport, sport and environment and active sport and tourism, in order to verify their interrelationships and their potential as subsector of development and sustainability, allows in our view, to reflect and project the future on this (still) new reality in our country.
- Gestão de processos de negócio: uma abordagem ao processo de acreditação dos cursos no Gabinete de Avaliação da Qualidade da Escola Superior de Desporto de Rio MaiorPublication . Sobreiro, Pedro; Bento, Teresa; Santos-Rocha, RitaAtualmente, as instituições do ensino superior, onde se inclui a Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, deparam-se com várias questões e desafios relacionados com a sua acreditação e a dos seus ciclos de estudo, e consequentemente, com a melhoria da qualidade do seu desempenho e o acesso a financiamento. Esta realidade exige novas abordagens e o aumento do nível de exigência a todos os intervenientes que contribuem para a qualidade do serviço prestado. No sentido de dar resposta a estes desafios, o Gabinete de Avaliação e Qualidade tem desenvolvido iniciativas e abordagens das quais o presente trabalho é um exemplo. Com este trabalho pretendeu-se, a partir de numa abordagem de Business Process Management, demonstrar a viabilidade e operacionalidade da utilização de uma ferramenta de Business Process Management System neste contexto. Para tal, realizou-se a modelação do processo de avaliação e acreditação desenvolvido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, através da utilização do Business Process Model and Notation. Esta proposta permitiu modelar os processos na instituição, demonstrando a utilização de uma abordagem Business Process Management numa organização desta natureza, com o objetivo de promover a sua melhoria.
- Gestão de processos de negócio: uma abordagem ao processo de acreditação dos cursos no Gabinete de Avaliação da Qualidade da Escola Superior de Desporto de Rio Maior - IPSPublication . Sobreiro, Pedro; Bento, Teresa; Rocha, RitaAtualmente, as instituições do ensino superior, onde se inclui a Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, deparam-se com várias questões e desafios relacionados com a sua acreditação e a dos seus ciclos de estudo, e consequentemente, com a melhoria da qualidade do seu desempenho e o acesso a financiamento. Esta realidade exige novas abordagens e o aumento do nível de exigência a todos os intervenientes que contribuem para a qualidade do serviço prestado. No sentido de dar resposta a estes desafios, o Gabinete de Avaliação e Qualidade tem desenvolvido iniciativas e abordagens das quais o presente trabalho é um exemplo. Com este trabalho pretendeu-se, a partir de numa abordagem de Business Process Management, demonstrar a viabilidade e operacionalidade da utilização de uma ferramenta de Business Process Management System neste contexto. Para tal, realizou-se a modelação do processo de avaliação e acreditação desenvolvido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, através da utilização do Business Process Model and Notation. Esta proposta permitiu modelar os processos na instituição, demonstrando a utilização de uma abordagem Business Process Management numa organização desta natureza, com o objetivo de promover a sua melhoria.- Currently, institutions of higher education as the Sport Sciences School of Rio Maior - Polytechnic Institute of Santarém are facing various issues and challenges related to evaluation, accreditation and funding. This reality requires new approaches and a higher level of demand to all stakeholders that contribute to the quality of service. In order to meet these challenges, the Office of Evaluation and Quality has developed new initiatives and approaches of which the present work is an example. The aim of this work was to demonstrate the feasibility and operability of the use of Business Process Management in the context of higher education using a Business Process Management System. For this, we carried out the modeling of the process of assessment and accreditation developed by the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education - A3ES, through the use of Business Process Model and Notation. We were able to model the processes within the institution, demonstrating that the use of an approach to Business Process Management in an organization of this nature, promotes its improvement.