Artigos em revistas nacionais - ESDRM
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Browsing Artigos em revistas nacionais - ESDRM by Author "Alves, Susana"
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- Dançar – Vivências contemporâneas na comunidadePublication . Varregoso, Isabel; Monteiro, Elisabete; Rodrigues, José; Franco, Susana; Alves, SusanaA Dança na Comunidade constitui um conceito abrangente que evidencia uma diversidade de práticas, filosofias e abordagens que interessa estudar. Como atividade participativa e inclusiva, permite uma troca mútua, destacando a valorização individual e coletiva pela motivação, sentido de pertença e de conexão sem limites ou limitações. Na atualidade, são vivenciadas um conjunto de danças de inspiração tradicional miscigenadas com influências contemporâneas, as quais retomam a vivência dos bailes à antiga, onde as pessoas convivem e se divertem unidas pelo prazer de dançar. Pretendemos analisar o(s) contexto(s) em que decorre(m) estas danças, caraterizá-las de forma genérica, e perceber o que as pessoas encontram nestes contextos.
- Desenvolvimento e validação de uma versão reduzida do Exercise Motivation Inventory-2pPublication . Baptista, Pedro; Monteiro, Diogo; Alves, Susana; Cid, Luis; MOUTÃO, JOÃOO questionário Exercise Motivation Inventory-2 tem-se apresentado como o mais completo na avaliação dos motivos para a prática de exercício. Todavia, a sua extensão (51 itens, 14 fatores e 5 dimensões) revela-se um problema nalgumas situações de menor disponibilidade temporal para o seu preenchimento, que por vezes ocorrem no contexto do fitness. Tendo por base este problema, este estudo objetiva o desenvolvimento e validação de uma versão reduzida Exercise Motivation Inventory-2. Participaram neste estudo 2266 praticantes de fitness (865 do género feminino e 1397 do género masculino), com idades compreendidas entre os 16 e os 77 anos (M = 35.95; DP = 13.80). A versão reduzida foi desenvolvida através da seleção dos itens com maior peso fatorial em cada um dos 14 fatores da versão original (Inglês) e em função da análise da consistência interna e dos resultados da validade de constructo obtidos com recurso à análise fatorial exploratória e confirmatória do modelo de medida. A versão reduzida do Exercise Motivation Inventory-2 demonstrou valores aceitáveis de fiabilidade e de validade de constructo, dando assim suporte à sua utilização na avaliação dos motivos de prática de exercício.
- Effects of a combined training program on pain, stiffness, fatigue, and well-being in women with fibromyalgiaPublication . Sousa, Mónica; MOUTÃO, JOÃO; Oliveira, Rafael; Alves, SusanaFibromyalgia is a rheumatic disease characterized by chronic widespread muscle pain and its treatment is carried out through pharmacological interventions. Physical exercise and the adoption of a healthy lifestyle influence the reduction of the symptoms of the disease. The main objective of this study was to analyze the effects of a combined training program on health and functional capacity in female individuals diagnosed with Fibromyalgia. It was a quasi-experimental study with a duration of 8 months with a sample of six participants between 43 and 58 years old, who did not practice any type of physical exercise program. The following instruments were used in baseline and post intervention: Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQ), Short Form Health Survey Questionnaire (SF-36v2) and functional physical fitness tests (30-second chair stand, arm curl, sit and reach, 8-ft up-and-go, back scratch and 2-minute step test. Wilcoxon non-parametric test (intra-group comparison) was used, with a significance level of p<0.05 to compare baseline and post intervention effects. Significant improvements were observed: in 2-minute step test (p=0.21); physical function; physical performance; physical pain and general health, the mental component, vitality; social function of the SF-36v2 (all, p<0.05). Moreover, FIQ showed a significant reduction in all scales at the end of the program compared to the baseline (p<0.05). Combined training program can reduce the impact of fibromyalgia while improving health and aerobic performance.
- O papel de mediação das necessidades psicológicas na associação entre o suporte de autonomia e o bem-estar psicológico em praticantes de fitnessPublication . MOUTÃO, JOÃO; Alves, Susana; Monteiro, Diogo; Cid, LuisTendo por base a teoria da autodeterminação, este estudo objetiva a análise do papel mediador da perceção de satisfação das necessidades psicológicas básicas na relação entre a perceção de suporte de autonomia dado pelo instrutor de fitness e indicadores de bem-estar psicológico, em praticantes de exercício. Participaram neste estudo 984 praticantes de fitness em ginásios, de ambos os géneros (531 femininos; 453 masculinos), com idades compreendidas entre os 16 e os 70 anos (M= 31.7; SD= 11.2). Todos os praticantes foram avaliados ao nível da sua perceção de suporte de autonomia dado pelo instrutor de fitness, perceção de satisfação das necessidades psicológicas básicas (competência, autonomia e relação) e bem-estar psicológico (vitalidade subjetiva, satisfação com a vida e autoestima global). Os resultados obtidos, com recurso à análise de equações estruturais, corroboram o papel mediador das necessidades psicológicas básicas na relação entre a perceção de suporte de autonomia e o bem-estar psicológico. Estes resultados clarificam o mecanismo de promoção do bem-estar psicológico em praticantes de exercício, auxiliando no processo de delineamento de intervenções futuras no contexto do fitness com este propósito.
- Validação do questionário de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupoPublication . Simões, Vera; Rodrigues, José; Alves, Susana; Franco, SusanaO presente estudo tem como principal objetivo construir e validar um questionário, acerca do comportamento de feedback dos instrutores de fitness em aulas de grupo, em duas versões: auto-perceção do instrutor e preferências dos praticantes. Depois de construída a primeira versão do instrumento por um painel de 4 especialistas (validade de conteúdo), a partir do sistema de observação de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo, foi realizada uma aplicação piloto a 50 praticantes de aulas de grupo de fitness, com o intuito de construir uma segunda versão. Depois desta segunda versão ter sido validada por um painel de 5 especialistas (validade facial); foi realizada uma nova aplicação piloto da mesma a 12 sujeitos, praticantes de aulas de grupo e seguidamente testada a fiabilidade do questionário do tipo estabilidade temporal, sendo a última versão do questionário aplicado a uma mesma amostra duas vezes (81 praticantes de aulas de grupo). O questionário apresentou validade e fiabilidade, pelo que está apto a ser utilizado como instrumento de trabalho pelos profissionais da área do fitness, bem como, em futuras pesquisas.- The propose of this study is to construct and validate a questionnaire, of instructors’ feedback behavior in group fitness classes, in two versions: instructors’ self- perception and participants’ preferences. Once made the first version of the instrument by a panel of 4 experts (content validity) considering an observation system instrument enabling to observe the feedback instructors behaviors in fitness group classes, a pilot application to 50 participants of group fitness classes was conducted, in order to make a second version. After this second version has been validated by a panel of 5 experts (face validity) the new pilot version of the questionnaire was applied to 12 participants of group fitness classes. Then the reliability of temporal stability type was tested, and the final version of the questionnaire was applied twice to a 81 group fitness classes participants. The questionnaire presented validity and reliability, so it’s able to be used as an instrument for fitness professionals, as well, in future research.
- Validação e desenvolvimento de um sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitnessPublication . Alves, Susana; Rodrigues, José; Balcells, Marta; Foguet, Oleguer; Sequeira, Pedro; Simões, Vera; Franco, SusanaEste estudo foi realizado com o propósito de desenvolver e validar o sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, assim como realizar uma aplicação piloto do mesmo. No processo de desenvolvimento e validação do novo sistema de observação foram consideradas cinco fases sequenciais. No final deste processo foi estabelecida a validade e fiabilidade de 5 dimensões e 21 categorias de comportamento cinésico dos instrutores, criando-se a versão final deste sistema de observação. Esta versão do sistema de observação foi aplicada num estudo piloto a uma amostra de 12 instrutores de quatro atividades de grupo distintas. Os resultados indicam que o comportamento proxémico dos instrutores pode ser codificado com recurso ao sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, tendo sido realizada uma análise comparativa acerca da sua intervenção nas diversas atividades, ainda que com uma amostra reduzida.