Mestrados da ESGTS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESGTS by Author "Anunciação, Patrícia Alexandra Rogério"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Criação de Valor:análise aos modelos de negócio dos Laboratórios de Análises Clínicas de PortugalPublication . Anunciação, Patrícia Alexandra Rogério; Oliveira, Sandra; Vivas, CarlaOs Laboratórios de Análises Clínicas (LAC) desempenham um papel crucial no sistema de saúde português. Prestam serviços de diagnóstico e contribuem para a prevenção, diagnóstico, tratamento e monitorização de doenças. Contudo, nos últimos anos, os LAC têm enfrentado vários desafios: 1) o aumento da concorrência, 2) pressão para reduzir custos e melhorar a eficiência, 3) mudanças regulamentares nos cuidados de saúde baseados em valor. LAC têm vindo a explorar novos modelos de negócio para criar valor e assegurar a sua viabilidade a longo prazo. Este estudo visa analisar os modelos de negócio aplicados pelos LAC em Portugal e avaliar a sua eficácia na criação de valor para as organizações. Para atingir este objetivo, foi realizada uma análise abrangente da literatura para identificar os diferentes modelos de negócio. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa dos modelos de negócio com base na informação pública disponibilizada em quatro laboratórios diferentes em Portugal. Esta análise foi alicerçada com dados retirados dos quatro questionários efetuados a colaboradores com cargos de gestão dos LAC em estudo. Os resultados deste estudo recaem sobre os diferentes modelos de negócio adaptados pelos LAC em Portugal e fornecem uma visão da sua eficácia na criação de valor. Com o decorrer da investigação, tornou-se claro que a informação encontrada se relacionava diretamente com as estratégias de inovação estudadas. Desta forma foi possível apresentar as similaridades evidentes entres os casos e perceber quais as áreas onde os LAC apresentam uma aposta forte. Revelando-se assim duas áreas de maior investimento, que assentam na área de cocriação de necessidades do cliente e também na área da inovação na tecnologia da área laboratorial, com o objetivo principal de criação de valor. Desta forma é possível, através da análise sob ponto de vista de gestão, avaliar a área que permite aumentar os resultados da organização e apostar nas áreas em défice. Esta investigação contribui para a literatura existente sobre modelos de negócio no setor de saúde.