Mestrados da ESES
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Browsing Mestrados da ESES by Author "Agostinho, Ana Rita Gomes"
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- As atividades práticas no 1º ciclo do ensino básico : potencialidades e constrangimentos à sua implementação no processo de ensino-aprendizagemPublication . Agostinho, Ana Rita Gomes; Cavadas, BentoO presente relatório evidencia as aprendizagens promovidas pela realização dos estágios profissionalizantes em diferentes valências: Creche, Jardim-de-Infância e 1.ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho investigativo aborda as conceções dos docentes sobre o papel das atividades experimentais no 1.º ciclo do Ensino Básico. Assim, este estudo tem como principal objetivo identificar as potencialidades e os constrangimentos da implementação de atividades práticas no processo de ensino-aprendizagem. É um projeto de investigação no qual foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa sustentada por entrevistas estruturadas aplicadas a quatro docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo concluiu-se que as potencialidades das atividades práticas para a aprendizagem dos alunos são a possibilidade de experimentarem na prática os conteúdos de Estudo do Meio, podendo compreender por si mesmo certos temas que não conseguiriam de forma abstrata. As atividades práticas incutem aos alunos o gosto pelos conteúdos científicos, motivam-nos e despertam o seu interesse para as aulas, tornando-os mais autónomos e responsáveis. Ajudam-nos a saber trabalhar em grupo e a aceitar a opinião dos outros e a saber argumentar. No que respeita aos constrangimentos da implementação das atividades práticas, concluiu-se que são a falta de materiais, a grande dimensão das turmas, a falta de espaços adequados à organização de atividades deste género, de tempo, de contacto dos alunos com este tipo de atividades, a extensão do programa, a realização de exames, as diversas atividades em que as turmas têm de participar, a duração extensa das atividades práticas, a preparação que as atividades práticas necessitam por parte do docente, a falta de tempo, a gestão da turma e dificuldades no preenchimento de guiões pelos alunos.