Volume 3 - 2007 - nº06
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Browsing Volume 3 - 2007 - nº06 by Author "César, Margarida"
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- Construção dialógica e interactiva do conhecimento por estudantes adultos, participantes numa comunidade de aprendizagem, em educação ambientalPublication . Courela, Conceição; César, MargaridaEm currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, geral e académica, dos estudantes, processo favorável à construção de identidades que facilitam a emergência e concretização de projectos académicos e profissionais. Este trabalho insere-se no projecto Interacção e Conhecimento, que estuda e promove as interacções sociais em cenários de educação formal. Consiste numa investigação-acção, em que desenvolvemos um currículo do 3º ciclo do ensino básico recorrente, em alternativa ao SEUC, seguido de quatro anos de follow up. Assumimos uma abordagem interpretativa/qualitativa, historico-culturalmente situada, de inspiração etnográfica. Os participantes são os estudantes e professores desta turma, bem como elementos da comunidade educativa e social. Na recolha de dados destacam-se a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, tarefas de inspiração projectiva, protocolos dos alunos e documentos. Os resultados iluminam que os estudantes se assumem como participantes legítimos da comunidade de aprendizagem, participando na sensibilização/educação ambiental das comunidades escolar, educativa e social, através dos trabalhos de projecto, realizados em EA. Esta participação contribui para a apropriação de conhecimentos e para a mobilização/desenvolvimento de competências com sentido para os participantes, no domínio da EA e da sustentabilidade, conducente à construção de um sentido de identidade positivo, que contribui para facilitar o acesso dos estudantes ao sucesso académico e à inclusão escolar e social. - In poor literate adults’ curricula collaborative project work seems adapted to Environmental Education (EE) towards sustainability, contributing to the emergence of a learning community. Through collaborative project work dialogical and interactive practices of knowledge appropriation took place, promoting the development of students’ general and academic positive self-esteem. This process facilitates the construction of students’ identities and the emergence and operationalisation of academic and professional projects. This work is part of the project Interaction and Knowledge. This project studies and promotes social interactions in formal education scenarios. This study is an action-research project in which we developed a curriculum for the third cycle of basic recurrent education in alternative to the TSCU. It includes a 4-years follow-up. It followed an interpretative/qualitative approach, historical-culturally situated, inspired in ethnographic methods. The participants are the students and teachers from this class, and elements of the educative and social communities. The main instruments for data collection were the participant observation, semi-structured interviews, tasks inspired in projective techniques, students’ protocols and documents. Results illuminated that students acted as learning community legitimate participants. They acted as agents for environmental education/awareness of the school, educative and social communities through the project works developed in EE. This participation was relevant for their knowledge appropriation and their mobilization and development of competencies related to EE and for sustainability which were meaningful for the participants. This way, students could construct a positive sense of identity that makes easier students’ access to the academic achievement and to the school and social inclusion.
- Contributos da interacção entre pares, em aulas de ciências, para o desenvolvimento de competências de argumentaçãoPublication . Almeida, Paulo; César, MargaridaNuma época em que se defende a “cientifização” da cidadania (Santos, 2005), é essencial que se promovam práticas de sala de aula que desenvolvam competências diversas, como a argumentação, Dessa forma, o sistema educativo estará a contribuir para desenvolver nos cidadãos a capacidade de avaliação crítica, através da análise de diferentes argumentos apresentados em relação a questões científicas controversas, permitindo-lhes tomar posições de uma forma democrática, responsável e cientificamente sustentada. Consideramos que a implementação de práticas de trabalho colaborativo envolvendo, nomeadamente, a interacção entre pares, em sala de aula, poderá ser um contributo importante para o desenvolvimento deste tipo de competências. O presente trabalho insere-se no âmbito do projecto Interacção e Conhecimento, que integra turmas de diferentes disciplinas (Matemática, Filosofia, Ciências) e procura, através de implementação de práticas pedagógicas inovadoras – trabalho colaborativo – compreender a realidade complexa e dinâmica das interacções sociais em sala de aula. Havendo um carácter interventivo subjacente a este estudo, optámos por realizar um projecto de investigação-acção, seguindo uma abordagem historico-culturalmente situada, de inspiração etnográfica. Este estudo foi desenvolvido numa turma de 10º ano de escolaridade, com 22 alunos, numa escola dos arredores de Lisboa, na disciplina de Ciências da Terra e da Vida. Os dados foram recolhidos através de observação (vários observadores, que elaboraram relatórios das observações; incluindo gravação áudio de interacções entre pares de alunos ao longo de várias aulas), entrevistas a informadores privilegiados, questionários e análise documental. Da análise qualitativa/interpretativa dos dados pudemos compreender que: (1) numa fase inicial, os alunos apresentavam competências de argumentação pouco desenvolvidas; (2) as interacções entre pares contribuíram para o desenvolvimento da argumentação, ainda que esse mesmo contributo fosse configurado pelas dinâmicas interactivas que emergiram; (3) os alunos foram desenvolvendo competências de argumentação, ao longo do ano, ainda que com níveis de competência muito diversificados, o que ilumina a importância de se implementarem actividades de discussão nas aulas de ciências. - Nowadays societies claim for a citizenship supported on science knowledge (Santos, 2005). Though, the promotion of classroom practices designed to develop competencies as argumentation are a must. Those practices are a contribution from the educational system to develop the citizens’ critical evaluation through the analysis of several arguments presented by different parts and concerning socio-scientific issues. This competency allows the citizens to assume democratic and scientifically supported positions concerning those issues. The implementation of collaborative work, namely peer interactions, in the classrooms, seems to be an important contribution to the development of those kinds of competencies. This work is part of the Interaction and Knowledge project. This project includes several classes from different subjects (Mathematics, Philosophy, and Science). The main goal of the I&K project is to understanding the complex reality and social interactions dynamics in the classes through the implementation of innovating pedagogical practices – collaborative work. Due to the intervention scope of this work we implemented an action-research project, assuming a historic-cultural and situated approach, inspired by ethnographic methods. This study was developed in the Earth and Life Sciences classroom at a 10th grade class with 22 students from a secondary school around Lisbon. Data were collected by several observers who elaborated A INTERACÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE ARGUMENTAÇÃO 165 observation reports, and also including audio taped peer interactions from several classes, interviews to privileged informers, questionnaires and documents. Qualitative/interpretative data analysis illuminates that: (1) at an initial stage, the students are only able to mobilise poor argumentative competencies; (2) peer interactions contributed to develop argumentative competencies, although this is shaped by characteristics of the interactions; and (3) students developed argumentative competencies through all the school year although they showed a high level of diversity. This empirical evidence illuminates the importance of implementing discussions on social-scientific issues in the sciences classes.
- Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimentoPublication . Hamido, Gracinda; César, Margarida
- Matemática com arte: a construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativosPublication . Teles, Lucília; César, MargaridaA Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) é uma escola vocacional com ensino integrado, constituindo um grande desafio para os professores das disciplinas de formação geral. Enquanto professora de Matemática nesta escola assumimos como uma prioridade tornar as aprendizagens matemáticas mais significativas para os alunos, promovendo a apropriação de conhecimentos e a mobilização/desenvolvimento de competências. O trabalho desenvolvido baseou-se numa perspectiva de educação matemática intercultural, bem como numa abordagem dialógica, nomeadamente no que se refere à construção das identidades (Hermans, 1996, 2001), aspecto particularmente relevante em alunos que, desde muito cedo, fazem opções profissionais que configuram as suas vivências, dentro e fora da escola. Realizámos uma investigação-acção, seguindo uma abordagem interpretativa/qualitativa, de inspiração etnográfica. Este estudo baseia-se nos projectos Interacção e Conhecimento e IDMAMIM. Assim, os alunos trabalharam colaborativamente desde o início do ano lectivo e realizaram um microprojecto intercultural e interdisciplinar. Os participantes são os alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade (n=16), a professora/investigadora e os professores de Educação Visual (EV), Língua Portuguesa e História. Os dados foram recolhidos através de observação participante (aulas áudio/vídeo gravadas), questionários (alunos e professores), entrevistas (6 alunos e http://www.eses.pt/interaccoes 130 TELES & CÉSAR professor de EV) e diversos documentos. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo sistemática e detalhada, que fez emergir categorias indutivas. Os resultados iluminam a cultura da escola, bem como o contrato didáctico implementado nas aulas de Matemática e o modo como ambos contribuíram para a construção das identidades dos alunos desta turma. - Dance School (Escola de Dança do Conservatório Nacional - EDCN) is a vocational school also integrating the mainstream educational system. Thus, this school is a great challenge to the teachers in charge of the academic subjects. As Mathematics teacher in this school, we assumed as a priority making mathematics learning more meaningful to students, promoting knowledge appropriation and the mobilization/development of competencies. The work was based on an intercultural mathematics education perspective, and on a dialogical approach, namely the one related to the development of dialogical identities (Hermans, 1996, 2001). This is very important to the students of Dance School because they need to make professional choices earlier than usual and these choices shape their experiences inside and outside school. We developed an action-research, following an interpretative/qualitative approach, inspired in ethnographic methods. This study is based in two projects: Interaction and Knowledge; and IDMAMIM. Students worked collaboratively since the beginning of the school year and they elaborated an intercultural and interdisciplinary microproject. Participants are students from a 9th grade class (n=16), the teacher/researcher who was also their Mathematics teacher, and Drawing, Portuguese and History teachers. Data were collected through participant observation (audio and/or video taped), questionnaires (students and teachers), interviews (6 students and the Drawing teacher) and some documents. Data were submitted to a systematic and detailed content analysis. From this analysis emerged inductive categories. Results illuminate the school culture, the didactic contract that was implemented on Mathematics classes and how they contribute to the construction of students’ dialogic identities.