Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica
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Browsing Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica by advisor "Galinha, Sónia"
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- O bem-estar docente percebido - a importância da supervisão e orientação pedagógicaPublication . Domingues, Maria Violante; Galinha, SóniaNeste estudo pretendemos analisar e fomentar a importância da supervisão e da orientação pedagógica em relação ao bem-estar docente percebido tendo como dois grandes objetivos: i) discutir as influências associadas ao bem-estar docente percebido; i) promover a supervisão e a orientação pedagógica, em trabalho multidisciplinar. Para o efeito, foram verificados fatores e ambientes promotores e condicionadores do bem-estar docente percebido (segundo Carol Ryff), percecionados pelos docentes inquiridos. Tratando-se de um estudo de natureza qualitativa por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas a seis professores docentes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas na zona centro do país, procedeu-se à análise de conteúdo das mesmas onde se observa a influência positiva do gosto pela profissão, o relacionamento com os alunos e colegas e a inovação. Destacamos os fatores motivacionais intrínsecos.
- Contributos da supervisão para a dialógica e o trabalho colaborativo : estudo de um casoPublication . Gorgulho, Maria Manuel de Matos Salgueiro; Galinha, SóniaEsta investigação tem como objetivos principais perceber as funções e as atitudes consideradas mais significativas pelos inquiridos, as conceções que têm sobre as suas funções e destrezas, as relações interpessoais entre o seu trabalho como coordenadores/líderes e os restantes agentes educativos, a motivação que exercem a favor da melhoria do ambiente educativo, as vantagens do trabalho colaborativo realizado, o funcionamento e a contribuição dos Nichos de Aprendizagem para atingirem as metas definidas no Projeto Educativo. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre a importância do diálogo, da comunicação assertiva, do trabalho colaborativo e do conceito de supervisão. Assim, este estudo centra-se no trabalho diário, realizado a docentes de 2º e 3º ciclo do Sistema Educativo Português, no agrupamento de EC do distrito de Santarém, que integram grupos de trabalho denominados Nichos de Aprendizagem. Inclui ainda a amostra de dois membros da Direção por se considerar que detêm experiência e conhecimentos ao nível de supervisão e trabalho colaborativo. A metodologia de investigação segue uma abordagem interpretativa de estudo deste caso. Os instrumentos escolhidos foram o Inquérito Biográfico, o Inquérito de Suporte à Entrevista, o Inquérito por Entrevista Semiestruturada aos dois Membros da Direção, o Inquérito por Entrevista Semiestruturada às Coordenadoras do Departamento de Línguas e do Departamento das Ciências Exatas Físicas e Naturais, assim como às Coordenadoras de Grupo Disciplinar, e o Inquérito por Entrevista Focus Group aos Professores Coordenadores de Nicho de Aprendizagem. A todos foi garantida a respetiva confidencialidade. Os resultados do estudo indicam que os docentes envolvidos neste projeto aprendem colaborativamente, na sua profissão, segundo as formações que cada um tem. Há um esforço na dimensão coletiva e colaborativa. A forma de trabalho dos Nichos é, ela própria, formativa. Os docentes fazem uso da reflexão e do diálogo permanente para se tornarem atuais e ultrapassarem dificuldades. O clima de abertura, de confiança e a transmissão das vivências, no seu total, é de extrema importância no desenvolvimento deste projeto. No estudo, é possível verificar que existe uma apropriada coordenação de rede de informações, através de uma liderança de alguns membros nomeados para esse efeito e um excelente trabalho colaborativo em que as estratégias pedagógicas são centradas na superação de dificuldades dos alunos.
- Identidade profissional: como se veem os professores na escola atualPublication . Rosa, Maria da Conceição; Galinha, SóniaEste estudo teve como objetivo principal saber como se sentem os docentes na escola atual, quais as suas inquietações, sentimentos e dificuldades assim como também verificar quais os seus níveis motivacionais, de stresse e de autoconceito. Este estudo justifica-se pela pertinência atual do tema, uma vez que a educação e os professores são um alvo constante, da sociedade em geral e porque a identidade é um processo socialmente construído. Após uma revisão bibliográfica, conduzida com o objetivo de apreciar o modo como os professores se veem na profissão e qual a sua identidade profissional, visa também compreender como se organiza o autoconceito numa população específica de professores, a variabilidade intraindividual nessa dimensão e como a formação e a supervisão pedagógica poderão contribuir para a construção da identidade profissional. O modelo de análise implementado foi um modelo misto, predominantemente qualitativo. A amostra deste estudo incluiu 15 docentes, dos cinco ciclos do Ensino Básico pertencentes aos três agrupamentos da cidade de Santarém. Os instrumentos utilizados na recolha de dados incluíram o inquérito biográfico e entrevistas individuais semiestruturadas bem como escalas de medição do Autoconceito, da Autoestima e de Perceção de Stresse. Quanto aos procedimentos, estabelecemos protocolos de consentimento garantindo a confidencialidade, a privacidade e o anonimato das informações recolhidas. Os resultados e principais conclusões desta investigação revelam que os docentes no geral escolheram intencionalmente a profissão, atribuem um papel fundamental à sua formação e entendem não haver a necessária supervisão nas escolas, embora no que se refere à colegialidade sintam que a mesma existe mas dependendo muito da constituição dos grupos disciplinares. Não se sentem bem no ensino, principalmente no que se refere a tudo o que é exterior à sala de aula e aos alunos. Sentem-se desvalorizados pela sociedade e pela tutela, preocupados e desiludidos. As limitações de um estudo desta natureza resultam do número limitado de sujeitos não permitindo quaisquer generalizações para além do grupo em estudo. Gostaríamos que este estudo tivesse algumas implicações futuras tais como o alargamento do estudo a outras zonas do país. Acentua-se a importância que esta investigação assumiu no nosso desenvolvimento pessoal e profissional gerando aprendizagens no âmbito das áreas que envolvem este estudo.