Mestrado em Contabilidade e Finanças
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Contabilidade e Finanças by advisor "Ferreira, Leonor Fernandes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Confirming:evidência da utilização no setor das farmácias em PortugalPublication . Gonçalves, Nilsa Filipa Silva; Ferreira, Leonor FernandesO confirming, ou reverse factoring, é um serviço de gestão de pagamentos a fornecedores, podendo utilizar-se como instrumento de crédito. Apesar da sua utilização ser prática corrente, esta fonte de financiamento de curto prazo é um assunto pouco estudado. As farmácias portuguesas foram objeto de restruturação legislativa e regulamentar, os sócios gestores, farmacêuticos ou não, perante dificuldades no acesso ao financiamento corrente podem recorrer ao confirming. Com base em informação de 382 farmácias portuguesas, recolhida nas demonstrações financeiras de 2017 e 2018, na Informa D&B e em dados fornecidos pelo BCP, este trabalho analisa as características das farmácias que utilizam confirming e procura saber quais as variáveis que determinam essa utilização. Os resultados indicam que existem diferenças significativas entre as farmácias que usam e não usam confirming. O ajustamento de um modelo logit sugere que a utilização de confirming pelas farmácias portuguesas é explicada pela dimensão, liquidez, solvabilidade, ROA e ROE.
- A Contabilidade no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça nos Finais do Século XVIIIPublication . Miranda, Norberto Augusto Pinto; Ferreira, Leonor FernandesLigar a contabilidade à religião é uma área que solicita mais investigação e, nesse sentido, pronunciaram-se vários investigadores apelando a que fossem elaborados trabalhos científicos sobre a história da contabilidade num contexto religioso. Assim, o objetivo desta dissertação é caraterizar o sistema contabilístico nos últimos tempos de existência do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (entre 1783 e 1789). Após uma breve descrição da vida do Mosteiro, procede-se à análise de dois Livros de Bolsaria que contêm registos de todas as despesas e receitas do Mosteiro. Adotando uma metodologia qualitativa e o método do estudo de caso, conclui-se que era utilizado o regime de partidas simples e o registo numa base de caixa pois os movimentos apenas eram registados quando ocorriam os recebimentos e os pagamentos. As contas estavam organizadas por centros de despesa, permitindo assim conhecer as principais atividades económicas do Mosteiro, assim como as principais fontes de gastos. Por outro lado, possibilitava melhor controlo dessas mesmas atividades.
- O sistema de regulamentação contabilística e o relato financeiro na Guiné-BissauPublication . Candé, Mamadú; Ferreira, Leonor Fernandes; Silva, Ana FialhoEsta dissertação analisa a evolução do sistema contabilístico da Guiné-Bissau, nomeadamente o processo de convergência do Sistema de Contabilidade da Organização para Harmonização do Direito dos Negócios em África (SYSCOHADA) com as normas internacionais de relato financeiro (NIRF). Pretende-se perceber em que medida os laços políticos e culturais influenciaram este processo de convergência no país, e ainda as ligações entre as dimensões culturais, sociais, económicas e financeiras, assim como as respetivas influências na fiscalidade, no ensino e na formação profissional, na organização da profissão contabilística, com base na classificação dos sistemas contabilísticos de Nobes (1998). A Guiné-Bissau é um país membro da Organização para Harmonização dos Negócios em África (OHADA), entidade responsável por edificar e oficializar as normas contabilísticas, que são aprovados através de ato uniforme que envolve dezassete países africanos, o que explica que seja influenciado ou influencie outros países membros daquela organização. Esta investigação contribui para a literatura no domínio da contabilidade e relato financeiro no continente africano, em geral, área ainda pouco explorada e pouco conhecida da comunidade académica, e da Guiné-Bissau, em particular, país independente desde 1973, depois de um período de vários séculos de existência como antiga colónia portuguesa.