Publication
Da teoria à prática em creche: a importância da organização do espaço da leitura na promoção da literacia emergente
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Mourato, Ana | |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Maria Inês | |
dc.contributor.author | Martins, Lara Cristina Sousa | |
dc.date.accessioned | 2025-05-17T11:29:36Z | |
dc.date.available | 2025-05-17T11:29:36Z | |
dc.date.issued | 2025-04-09 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório surge na conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Santarém. Para além de descrever e refletir criticamente sobre as práticas de ensino supervisionadas realizadas ao longo do curso, em contexto de creche e educação pré-escolar, este relatório inclui uma componente de investigação que emergiu da observação de comportamentos e interações das crianças com o espaço da leitura e com os materiais lá presentes em contexto de estágio, o que despertou o meu interesse em aprofundar este tema e interligá-lo com o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, este estudo do tipo qualitativo visa perceber de que forma a organização do espaço da leitura influencia o prazer pela exploração dos materiais de leitura e o que motiva o desenvolvimento da literacia emergente em crianças da sala dos dois anos. Para o efeito, realizaram-se entrevistas a educadoras de diferentes instituições escolhidas antecipadamente, com o intuito de conhecer e analisar as suas perceções e abordagens relativamente ao tema. Os resultados ressaltam a importância de ter um espaço acolhedor, acessível e que seja capaz de incentivar as crianças na exploração espontânea dos materiais de leitura. A presença de objetos que se refletem no conforto (almofadas, mantas e tapetes), optar por uma estética mais apelativa do espaço, a inserção de diferentes materiais de leitura e a sua organização constante e oferecer atividades orientadas e dinâmicas nestes espaços são algumas estratégias comuns utilizadas pelas participantes. Verificou-se que a conceção de literacia emergente foi assumida com exemplos práticos diversificados, alinhando-se aos comportamentos emergentes do grupo e, consequentemente, às estratégias utilizadas pelas educadoras para os estimular. | por |
dc.description.abstract | This report is the conclusion of the Master's Degree in Pre-School Education at the Santarém School of Education. As well as describing and critically reflecting on the supervised teaching practices carried out throughout the course, in the context of nursery and pre-school education, this report includes a research component that emerged from observing children's behaviour and interactions with the reading space and the materials present there in the context of the internship, which sparked my interest in delving deeper into this topic and linking it to the development of emergent literacy. This qualitative study aims to understand how the organisation of the reading area influences the enjoyment of exploring reading materials and what motivates the development of emergent literacy in children in the two-year-old classroom. To this end, interviews were conducted with educators from different institutions chosen in advance, with the aim of finding out and analysing their perceptions and approaches to the subject, without any relation to the internship contexts. The results highlight the importance of having a space that is cosy, accessible and capable of encouraging children to spontaneously explore reading materials. The presence of objects that reflect comfort (cushions, blankets and rugs), opting for a more appealing aesthetic of the space, the insertion of different reading materials and their constant organisation and offering guided and dynamic activities in these spaces are some common strategies used by the participants. It was found that the concept of emergent literacy was taken up with a variety of practical examples, in line with the group's emergent behaviours and, consequently, the strategies used by the educators to stimulate them. | eng |
dc.identifier.other | 203939255 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5782 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | creche | |
dc.subject | comportamentos | |
dc.subject | espaço da leitura | |
dc.subject | literacia emergente | |
dc.subject | nursery school | |
dc.subject | behaviour | |
dc.subject | reading space | |
dc.subject | emergent literacy | |
dc.title | Da teoria à prática em creche: a importância da organização do espaço da leitura na promoção da literacia emergente | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.level | Dissertação de Mestrado | pt_PT |