Repository logo
 
Publication

Da teoria à prática em creche: a importância da organização do espaço da leitura na promoção da literacia emergente

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMourato, Ana
dc.contributor.advisorCardoso, Maria Inês
dc.contributor.authorMartins, Lara Cristina Sousa
dc.date.accessioned2025-05-17T11:29:36Z
dc.date.available2025-05-17T11:29:36Z
dc.date.issued2025-04-09
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge na conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Santarém. Para além de descrever e refletir criticamente sobre as práticas de ensino supervisionadas realizadas ao longo do curso, em contexto de creche e educação pré-escolar, este relatório inclui uma componente de investigação que emergiu da observação de comportamentos e interações das crianças com o espaço da leitura e com os materiais lá presentes em contexto de estágio, o que despertou o meu interesse em aprofundar este tema e interligá-lo com o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, este estudo do tipo qualitativo visa perceber de que forma a organização do espaço da leitura influencia o prazer pela exploração dos materiais de leitura e o que motiva o desenvolvimento da literacia emergente em crianças da sala dos dois anos. Para o efeito, realizaram-se entrevistas a educadoras de diferentes instituições escolhidas antecipadamente, com o intuito de conhecer e analisar as suas perceções e abordagens relativamente ao tema. Os resultados ressaltam a importância de ter um espaço acolhedor, acessível e que seja capaz de incentivar as crianças na exploração espontânea dos materiais de leitura. A presença de objetos que se refletem no conforto (almofadas, mantas e tapetes), optar por uma estética mais apelativa do espaço, a inserção de diferentes materiais de leitura e a sua organização constante e oferecer atividades orientadas e dinâmicas nestes espaços são algumas estratégias comuns utilizadas pelas participantes. Verificou-se que a conceção de literacia emergente foi assumida com exemplos práticos diversificados, alinhando-se aos comportamentos emergentes do grupo e, consequentemente, às estratégias utilizadas pelas educadoras para os estimular.por
dc.description.abstractThis report is the conclusion of the Master's Degree in Pre-School Education at the Santarém School of Education. As well as describing and critically reflecting on the supervised teaching practices carried out throughout the course, in the context of nursery and pre-school education, this report includes a research component that emerged from observing children's behaviour and interactions with the reading space and the materials present there in the context of the internship, which sparked my interest in delving deeper into this topic and linking it to the development of emergent literacy. This qualitative study aims to understand how the organisation of the reading area influences the enjoyment of exploring reading materials and what motivates the development of emergent literacy in children in the two-year-old classroom. To this end, interviews were conducted with educators from different institutions chosen in advance, with the aim of finding out and analysing their perceptions and approaches to the subject, without any relation to the internship contexts. The results highlight the importance of having a space that is cosy, accessible and capable of encouraging children to spontaneously explore reading materials. The presence of objects that reflect comfort (cushions, blankets and rugs), opting for a more appealing aesthetic of the space, the insertion of different reading materials and their constant organisation and offering guided and dynamic activities in these spaces are some common strategies used by the participants. It was found that the concept of emergent literacy was taken up with a variety of practical examples, in line with the group's emergent behaviours and, consequently, the strategies used by the educators to stimulate them.eng
dc.identifier.other203939255
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5782
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectcreche
dc.subjectcomportamentos
dc.subjectespaço da leitura
dc.subjectliteracia emergente
dc.subjectnursery school
dc.subjectbehaviour
dc.subjectreading space
dc.subjectemergent literacy
dc.titleDa teoria à prática em creche: a importância da organização do espaço da leitura na promoção da literacia emergentepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Estágio_MEPRE_LaraMartins.pdf
Size:
2.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: