Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
674.3 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O crescimento populacional e o desenvolvimento económico atuais, que se traduzem
na necessidade de um aumento da produção e utilização de bens de consumo e na
necessidade de dar destino final adequado a resíduos sólidos e efluentes líquidos,
entre outros aspetos, determinam pressões elevadas sobre o meio ambiente.
Uma das respostas que tem sido encontrada pela sociedade civil para estes problemas
reside na definição e aplicação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). A
implementação de SGA a nível das empresas e instituições, permite enquadrar os
problemas ambientais, contribuir para as soluções dos mesmos, reforçando uma
imagem ambientalmente positiva e promovendo o aumento da competitividade das
mesmas.
O trabalho que se apresenta surge no âmbito da disciplina de projeto de Engenharia do
Ambiente da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e pretende mostrar as
vantagens que um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ter a nível de instituições
ensino como a ESAS, bem como as dificuldades associadas à sua implementação.
A aplicação deste modelo à ESAS atesta todas as mais-valias que um SGA pode ter na
escola, quer a nível dos benefícios na redução da utilização de recursos e de custos
monetários associados quer a nível da imagem melhorada que se transmite para a
comunidade envolvente. Procura-se assim, que a ESAS conjugue a tradição pela qual é
conhecida com a sustentabilidade a nível da gestão de recursos para as gerações futuras. ----The need for increased production and use of consumer goods due to population
growth and economic development and the need to give an appropriate final
destination to effluents and solid waste, determine significant pressures on the
environment.
One answer that has been found by civil society to minimize these problems lies in the
definition and implementation of Environmental Management Systems (EMS). The
EMS implementation at the level of companies and institutions, allows to frame
environmental problems and contributes to their solutions, reinforcing a positive
image and promoting the increase of their environmental competitiveness.
The developed work within the discipline of Environmental Engineering Project of the
Agricultural School of Santarém (ESAS) is intended to show the advantages by a
Environmental Management System (EMS) implemented at the level of education
institutions like ESAS, as well as the difficulties associated with its implementation.
The application of this model to ESAS can show all gains that may have an EMS in
school in terms of the benefits in reducing resource use and associated monetary costs
and on the improved image that is transmitted to the surrounding community. This
way ESAS can combine their ancestral tradition with sustainability in the management
of resources for future generations.
Description
Keywords
Desenvolvimento sustentável Sistemas de gestão ambiental Política ambiental ISO 14001 Instituições de ensino superior Sustainable development Environmental Management Systems Environmental Policy Higher education institutions
Citation
2
Publisher
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)