Repository logo
 
Publication

Recolha, organização e análise de dados nos primeiros anos de escolaridade

dc.contributor.authorColaço, Susana
dc.date.accessioned2021-04-03T23:11:58Z
dc.date.available2021-04-03T23:11:58Z
dc.date.issued2013-12-06
dc.description.abstractA Educação Estatística tem merecido alguma atenção nos últimos anos, com particular ênfase no desenvolvimento da literacia estatística nos alunos. Este artigo apresenta uma experiência de ensino que segue uma abordagem exploratória realizada numa turma do 2ºano de escolaridade com 24 alunos. Tratase de um estudo qualitativo e interpretativo cujo objetivo é compreender como é que a partir de uma questão inicial, os alunos realizam a recolha, a organização e a análise dos dados. O trabalho apresentado neste artigo pretende acima de tudo identificar as principais dificuldades dos alunos e compreender em que medida o contexto real poderá ser ou não facilitador em todo este processo. Os resultados mostram que os alunos apresentam algumas dificuldades na representação dos dados utilizando gráficos mas, quanto à análise dos dados, os alunos, na maioria das vezes, conseguem ler e interpretar os dados apresentados. O facto dos dados remeterem para um contexto real parece facilitar a realização da tarefa mas, por outro lado, proporciona a existência de interpretações erradas dos dados, muitas vezes provenientes da própria vivência dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractStatistics Education has received some attention in recent years, with particular emphasis on the development of statistical literacy in students. This paper presents a teaching experiment that follows an exploratory approach performed in a class of 2nd grade students. This is a qualitative and interpretative study whose goal is to understand how from an initial matter, students undertake the collection, organization and analysis of data. The work presented in this paper aims above all to identify the main difficulties of the students and to understand to what extent the real context may or may not be a facilitator in this process. The results show that students have difficulties in representing the data using charts but, as the analysis of the data, the students, in most cases, can read and interpret the data presented. The data that refer back to a real context may facilitate carrying out the task but on the other hand, provides the existence of erroneous interpretations of data, often from students’ own experience.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3444
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectliteracia estatísticapt_PT
dc.subjectInvestigação estatísticapt_PT
dc.subjectgráficospt_PT
dc.subjectstatistical literacypt_PT
dc.subjectstatistical investigationpt_PT
dc.subjectgraphspt_PT
dc.titleRecolha, organização e análise de dados nos primeiros anos de escolaridadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleSEMINÁRIO “A LITERACIA E RACIOCÍNIO ESTATÍSTICOS: DESAFIOS PARA O CURRÍCULO E A APRENDIZAGEM”pt_PT
person.familyNameColaço
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-id2C1B-ABB4-13B2
person.identifier.orcid0000-0003-1542-6314
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Recolhaorganizacaoeanalisededadosnosprimeirosanos.pdf
Size:
3.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ProgramaDetalhado_SeminárioDSL_2013.pdf
Size:
336.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format