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No âmbito do estudo da relação das famílias imigradas de origem indiana e
cabo-verdiana com a escolaridade dos seus descendentes quando estes se
encontram a frequentar a escolaridade obrigatória (2º ciclo do Ensino Básico),
procura-se apreender as práticas de suporte que implementam bem como a
idealização que fazem do percurso escolar dos seus descendentes. Trata-se de uma
abordagem exploratória da informação recolhida através de um inquérito por
questionário a alunos de escolas públicas dos concelhos de Lisboa e Loures (IALL) –
aquelas em que era maior o contingente de alunos com o perfil desejado – num total
de 837 alunos e de algumas entrevistas a membros das suas famílias.
Das conclusões desta análise destaca-se a relação investida que as famílias
imigradas tanto de origem cabo-verdiana como de origem indiana desenvolvem na
relação com a escolaridade dos seus progenitores, dadas as práticas de suporte à
escola que desenvolvem, não se registando diferenciações significativas em relação
as famílias autóctones. Salienta-se, ainda, a amplitude dos pontos de apoio à
escolaridade que se traduz, especialmente no caso das famílias de origem indiana, no
recurso a uma rede considerável de pessoas exteriores ao núcleo familiar (amigos,
vizinhos). - The research deals with the relationship of immigrant families of Indian and Cape
Verdean origin with the schooling of their children when the latter are attending
compulsory education (Second Basic Education Cycle / Grades 5 and 6). It seeks, in particular, to ascertain the support practices that the families implement and their
idealization of their children’s school careers. It represents an exploratory approach to
the information gathered in a questionnaire survey of state school children in the
municipalities of Lisbon and Loures (IALL) – those with the highest contingent of
schoolchildren reflecting the desired profile – and covers a total 837 pupils. A certain
number of interviews with family members are also included.
One of the particular conclusions of this analysis is the committed relationship
that immigrant families of both Cape Verdean and Indian origin develop in their
connection with their children’s education, given the educational support practices that
prevail. No significant differences in relation to native Portuguese families are
registered. Another striking aspect is the breadth of educational support points, a
breadth which is reflected, particularly among families of Indian origin, in the use of a
considerable network of people outside the nuclear family (friends, neighbours).
Description
Keywords
Relação família-escola Filhos de imigrantes na escola Indianos Cabo-verdianos Sucesso escolar
Citation
SEABRA, Teresa - A relação das famílias imigradas com a escolaridade: comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.141-154
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação