Repository logo
 
Publication

Aprender a ciclar: bicicleta de equilíbrio ou com rodas de treino? Resultados de uma intervenção de 2 semanas

dc.contributor.authorMercê, Cristiana
dc.contributor.authorDavids, Keith
dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorBranco, Marco A. C.
dc.contributor.authorCorreia, Vanda
dc.contributor.authorCordovil, R.
dc.date.accessioned2024-02-12T16:18:41Z
dc.date.available2024-02-12T16:18:41Z
dc.date.issued2022-11
dc.description.abstractO presente estudo visou investigar se aprender a andar de bicicleta (ciclar) na infância pode ser moldado pelo constrangimento da tarefa relativo ao tipo de bicicleta de aprendizagem, i.e., bicicleta de equilíbrio (BE) e com rodas laterais (BRL). Participaram no programa Learning to Cycle 25 crianças (entre 3-7 anos, M=6,08±1,19 anos) que não sabiam ciclar previamente, divididas em 2 grupos. Um grupo treinou com a BE e o outro com a BRL. A aquisição do ciclar autónomo foi avaliada com base em marcos de ciclar: (i) iniciar, (ii) pedalar em equilíbrio por pelo menos 10 metros consecutivos e (iii) travar. Para adquirir o ciclar autónomo o participante teria de atingir todos os marcos sem ajuda. Após 6 sessões de treino as crianças transitaram para a bicicleta tradicional, registando-se o número de dias que cada criança necessitou para adquirir cada marco. O programa teve uma taxa de sucesso de 88% para a aquisição do ciclar autónomo, com 100% no grupo da BE e 75% no da BRL. Os participantes da BE adquiriram todos os marcos, bem como o ciclar autónomo, mais rapidamente do que os da BRL. O número de dias necessários para o pedalar em equilíbrio foi associado positivamente ao índice de massa corporal. Não foi encontrada qualquer correlação com a competência motora. O programa Learning to Cycle foi eficaz na aprendizagem de ciclar para crianças a partir dos 3 anos de idade. O uso da BE em detrimento da BRL parece conduzir a uma aprendizagem mais eficaz e eficiente do ciclar autónomo.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate whether learning to ride a bicycle in childhood can be shaped by specificity of task constraints related to the type of learning bicycle used, i.e., a balance bicycle (BB) and one with lateral training wheels (BTW). 25 children (aged between 3-7 years, M=6.08±1.19 years) with no knowledge of cycling previously, participated in the Learning to Cycle program, divided into 2 groups. One group trained with the BB and the other with BTW. The acquisition of autonomous cycling was evaluated based on cycling milestones: (i) self-start, (ii) pedal in balance for at least 10 consecutive meters and (iii) brake. To acquire autonomous cycling the child would have to reach all the milestones without help. After 6 training sessions, the children transitioned to a traditional bicycle, and the number of days each child needed to acquire each milestone was recorded. The program had an 88% success rate for acquiring the autonomous cycling, with 100% in the BB group and 75% in the BTW. BB participants acquired all cycling milestones, as well being able to cycle autonomously, faster than BTW participants. The number of days required to achieve balance cycling was positively associated with body mass index. No correlation was found with participants’ motor competence. The Learning to Cycle program was effective for children from 3 years of age onwards to learn to cycle. The use of the BB rather than the BTW seems to lead to more effective and efficient learning to cycle autonomously.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMercê, C., Davids, K., Catela, D., Branco, M., Correia, V., & Cordovil, R. (2022). Aprender a ciclar: bicicleta de equilíbrio ou com rodas de treino? Resultados de uma intervenção de 2 semanas. In V. Correia, E. Pereira, J. Carvalho & R. Minhalma (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV (pp. 43-48). Escola Superior de Educação e Comunicação-Universidade do Algarve.pt_PT
dc.identifier.issn978-989-9127-12-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4757
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Comunicação-Universidade do Algarvept_PT
dc.relationFCT UIDB/04748/2020 CIEQVpt_PT
dc.subjectciclar autónomopt_PT
dc.subjectaprendizagem motorapt_PT
dc.subjectconstrangimentos da tarefapt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectaffordancespt_PT
dc.subjecttransporte ativopt_PT
dc.subjectchildrenpt_PT
dc.subjecttask constraintspt_PT
dc.subjectcycling autonomouslypt_PT
dc.subjectactive travellingpt_PT
dc.titleAprender a ciclar: bicicleta de equilíbrio ou com rodas de treino? Resultados de uma intervenção de 2 semanaspt_PT
dc.title.alternativeLearning to cycle: balance bike or training wheels? Results from a 2-weeks bike-camppt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaropt_PT
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
person.familyNameMercê
person.familyNameCatela
person.familyNameBranco
person.familyNameTavares Correia
person.familyNameCordovil de Matos
person.givenNameCristiana
person.givenNameDavid
person.givenNameMarco
person.givenNameVanda Isabel
person.givenNameRita
person.identifier1499200
person.identifier000000006879862X
person.identifierE-7593-2012
person.identifier.ciencia-idB414-59C4-E709
person.identifier.ciencia-idCB12-8DFD-FD6B
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.ciencia-id4B1F-73E2-29C9
person.identifier.ciencia-id1F1A-3985-54D2
person.identifier.ciencia-idC213-6C5C-86FD
person.identifier.orcid0000-0001-5146-6597
person.identifier.orcid0000-0003-1398-6123
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.orcid0000-0001-5238-1069
person.identifier.orcid0000-0003-2457-8256
person.identifier.orcid0000-0002-4907-7186
person.identifier.ridS-2015-2018
person.identifier.ridJ-3158-2016
person.identifier.scopus-author-id57226791321
person.identifier.scopus-author-id28267487300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02
relation.isAuthorOfPublicationbe0a58f4-1480-4a47-8438-35a45f8ccc59
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublication11984b13-f182-4b3f-a5a7-2d0b8d93763e
relation.isAuthorOfPublication1d22de51-04b6-4f59-81d8-0b6690fbfb1c
relation.isAuthorOfPublication68616a6e-bd60-41a7-8462-fb9bc3f282a7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11984b13-f182-4b3f-a5a7-2d0b8d93763e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
merce_cordovil_aprender-ciclar-programa_22.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: