Repository logo
 
Publication

Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?

dc.contributor.advisorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorAlmeida, Leonor Monteiro
dc.date.accessioned2017-08-18T11:04:03Z
dc.date.available2017-08-18T11:04:03Z
dc.date.issued2014-07-02
dc.descriptionRelatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do 2º Ciclo – Matemática e Ciências, para a obtenção do grau de mestre em ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste mestrado, o estágio dividiu-se em duas fases: a primeira fase foi na valência de 1.º ciclo, no primeiro ano de mestrado e a segunda, na valência de 2.º ciclo, no segundo ano. Relativamente à parte I, deste relatório, apresentamos a caraterização dos contextos de estágios, das turmas e refletimos acerca do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios, na área do Português, Matemática, Estudo do Meio, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, apontando aspetos positivos e estratégias utilizadas para tentar ultrapassar dificuldades que se forma sentindo. Na parte II introduzimos a problemática surgida durante a prática letiva - Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português? - , na qual destacamos os objetivos: i) analisar a (des)articulação entre a imagem e texto e ii) averiguar a existência de possíveis interferências na compreensão textual, bem como a opção metodológica adotada. Os dados obtidos apontam para a falta de articulação e, consequentemente, em nosso entender, para a indução de incompreensão textual. Finalmente terminamos o presente relatório, com uma reflexão de todo o percurso, na qual apresentamos os aspetos que mais contribuíram para o nosso progresso pessoal e profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared under the discipline of 2nd Cycle Supervised Practice - Mathematics and Science for the Master’s degree of elementary education. In this master, the internship was divided into two phases: first phase was the valence of 1st cycle during the first year of the master’s and the second phase the valence of 2nd cycle in during the second year of the master’s. For part I of this report , we present the characterization of internships, of classes and we reflect about the work done over the internships in the Portuguese, Mathematics, Environmental Studies, History and Geography of Portugal and Sciences areas, identifying positive aspects and strategies used to try to overcome difficulties that we felt along the way. In Part II we introduce the problems that appeared during teaching practice - How to articulate the image and texts written in Portuguese manuals? - , in which we highlighted the following objectives: i ) analyze the (in)articulation between image and text and ii ) check the existence of possible interference in text comprehension as well as the methodological approach adopted. The data obtained point to the lack of articulation and consequently, in our view, for the induction of textual misunderstanding. Finally we finished this report, with a reflection of the entire way in which we present the aspects that contributed to our personal and professional growth.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201160757
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1864
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectmanual escolarpt_PT
dc.subjecttexto narrativopt_PT
dc.subjectleiturapt_PT
dc.subjectmultimodalidadept_PT
dc.subjectimagempt_PT
dc.subjectschool manualpt_PT
dc.subjectnarrative textpt_PT
dc.subjectreadingpt_PT
dc.subjectmultimodalitypt_PT
dc.subjectimagept_PT
dc.titleComo se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_Leonor Almeida.pdf
Size:
6.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: