Repository logo
 
Publication

As potencialidades da área da casinha na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorGodinho, Maria Guadalupe Cláudio dos Santos
dc.date.accessioned2019-08-21T10:04:44Z
dc.date.available2019-08-21T10:04:44Z
dc.date.issued2019-06-18
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório ilustra todo o percurso realizado nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, realizadas em valência de creche e jardim de infância. O projeto de investigação centra-se na área da casinha, com o objetivo de investigar as potencialidades e problemáticas associadas ao tema. A metodologia utilizada enquadra-se na investigação-ação, na medida em que resultados obtidos influenciaram a intervenção. A análise de dados recaiu sobre três momentos, nomeadamente nas entrevistas realizadas às crianças, a análise da afluência das crianças à área da casinha e por último investigar de que forma as atividades simbólicas desenvolvidas no espaço da casinha podem impulsionar aprendizagens referidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Os resultados alcançados realçam a necessidade e importância do papel educador em escutar e observar para posteriormente intervir. É fundamental ir ao encontro dos interesses das crianças e fazer destas um agente participativo do seu processo educativo.pt_PT
dc.description.abstractThis report illustrates the whole course of the different contexts of the Supervised Teaching Practice, carried out in valency of crèche and kindergarten. The research project focuses on the area of the play house, with the objective of investigating the potentialities and problems associated with the theme. The methodology worked in the form of research-action because the results obtained influenced the intervention. The data analysis focused on three moments, interviews with the children, analysis of the frequency children visit the play house, and finally research on how the symbolic activities developed in play house can propel learning referred to in the Curricular Guidelines for Pre- School Education. The results achieved highlight the need and importance of the educator role in listening and observing and then intervene. It’s necessary meeting the interests of children and making them a participatory agent of their educational process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202274179
dc.identifier.tid202274179
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2673
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação de infânciapt_PT
dc.subjectjogo simbólicopt_PT
dc.subjectárea da casinhapt_PT
dc.subjectchildhood educationpt_PT
dc.subjectsymbolic playpt_PT
dc.subjectplay housept_PT
dc.titleAs potencialidades da área da casinha na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioEstágio-MariaGodinho .pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: