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As práticas de relação das famílias com as escolas têm sido abordadas em
diferentes dimensões: as expectativas dos pais face às escolas, as práticas de
relação, o associativismo de pais, os mediadores escolares na relação das escolas
com as famílias, o suporte legislativo da participação dos pais no contexto escolar.
São raras ou mesmo inexistentes, em Portugal, as referências sobre os papéis das
crianças nessa relação. A baixa visibilidade das crianças e do seu papel nas
dinâmicas sociais, por um lado, e o entendimento tradicional da escola como um
sistema onde os adultos educam as crianças, por outro, têm sustentado a justificação
do pouco relevo da identificação da participação das crianças nas práticas de relação
como objecto de estudo.
A construção do presente artigo tem uma base multidisciplinar, da área dos
estudos sócio-educativos, com especiais contributos da Sociologia da Educação, da
Formação de Professores e da Sociologia da Infância.
Em termos de apoio empírico, reportamo-nos a situações vivenciadas no âmbito
de um projecto de investigação-acção. Com base na reflexão produzida sobre
situações concretas, procuraremos desocultar a participação efectiva das crianças nas
práticas de relação das famílias com as escolas, promovendo, desenvolvendo ou
dificultando as mesmas. A partir desta análise, pretendemos elencar um conjunto de
questões que viabilizem novos debates sobre a participação das crianças em diversos
fóruns, sempre numa perspectiva de integração com o todo social. - The practices of family-school relationships have been approached from different
dimensions, namely parental expectations towards school, practices of relationship,
parents associative movement, school mediators, legislative support of parents’
participation in the school context. References concerning children’s role in those
practices are rare or practically nonexistent in Portugal. In fact, the short emphasis and
recognition of children’s partaking as a subject of study, can be explained, on the one
hand, by children's low visibility and role on social dynamics, and, on the other, due to
the traditional view of school as a system where adults are the exclusive educators of
children.
The present paper is constructed under a multidisciplinary basis, extended to the
field of socio-educational studies and with a special contribution from Sociology of
Education, Teachers Training and Sociology of Childhood.
In terms of empirical support we report to some life experiences based on an
action research project. As a result of our reflection on concrete situations, we will try to
uncover children’s effective participation in family’s relationship practices, as a way of
promoting, developing or even hindering them. The present analysis leads us to raise
several questions for future debate on children’s participation in different forums,
always within an integrated/articulated perspective with the global society.
Description
Keywords
Criança Participação Envolvimento parental Cidadania
Citation
SARMENTO, Teresa; MARQUES, Joaquim - A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.59-86
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação