Repository logo
 
Publication

Utilização de materiais manipuláveis no 1.º e no 2.º ciclos: um estudo exploratório

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.authorMonteiro, Diana Fitas
dc.date.accessioned2016-10-24T21:44:54Z
dc.date.available2016-10-24T21:44:54Z
dc.date.issued2016-07-22
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este está organizado em duas partes. A Parte 1 integra uma síntese e reflexão relativamente às experiências de ensino decorrentes das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na Parte 2 é apresentado o estudo exploratório sobre a utilização de materiais manipuláveis no 1.º e no 2.º CEB, sendo realizado um questionário a professores destes níveis de ensino em dois agrupamentos. Os resultados evidenciam que existe uma maior frequência de utilização de materiais manipuláveis no 1.º CEB. Os professores identificam como principais constrangimentos à sua utilização o número insuficiente de materiais ou a inexistência, turmas grandes, currículo extenso, falta de tempo e questões de indisciplina, e como aspetos positivos o serem facilitadores da aprendizagem e motivação, manuseamento e carácter lúdico que proporcionam.pt_PT
dc.description.abstractThis Training Report was made under the Master in 1st and 2nd Basic Education Cycles from Escola Superior de Educação at Instituto Politécnico de Santarém. It is divided into two parts. Part 1 integrates a summary and reflection regarding educational experiences due to the practice of supervised teaching practice. On Part 2 presents an exploratory study about the use of manipulatives materials in the 1st and 2nd Basic Education Cycles, in which was carried out a questionnaire to teachers at these education levels in two groups. The results show that there is a higher frequency of use of manipulative materials in the 1st Basic Educational Cycle. Teachers identifies as the major constraint on its use, the insufficient number of materials or nonexistence of them, large classes, extensive curriculum, lack of time and indiscipline issues, and as positive aspects to be facilitators of learning and motivation, handling and ludic character that manipulative materials provide.pt_PT
dc.identifier.tid201227487
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1612
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectmateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectprofessorespt_PT
dc.subjectmanipulatives materialspt_PT
dc.subjectteachingpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectteacherspt_PT
dc.titleUtilização de materiais manipuláveis no 1.º e no 2.º ciclos: um estudo exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Diana Fitas.pdf
Size:
2.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: