Repository logo
 
Publication

Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formação

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorBeirante, David
dc.contributor.authorSerrão-Arrais, Ana
dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorClara Martins, Maria
dc.contributor.authorGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.contributor.authorDias, Isabel
dc.contributor.authorRamos, Liliana
dc.contributor.authorPortelada, António
dc.contributor.authorSimões, Vera
dc.contributor.authorPinto, Paula
dc.contributor.authorFranco, Susana
dc.contributor.authorFerreira, Maria Regina
dc.contributor.authorRibeirinha, Teresa
dc.date.accessioned2024-10-05T12:04:56Z
dc.date.available2024-10-05T12:04:56Z
dc.date.issued2024-10-11
dc.description.abstractA educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.pt_PT
dc.description.abstractSTEAM education (Science, Technology, Engineering, Arts/Humanities and Mathematics), combined with the outdoor environment, can promote the integral and harmonious development of children and youth, since significant learning is expected, and the adoption of healthy lifestyles is encouraged. The main aims of this study were to assess the perceptions of kindergarten and 1st and 2nd cycle teachers in a school cluster, in Portugal, about the pedagogical use of outdoor spaces, and to identify the skills and training needs that they consider essential for implementing the STEAM outdoor approach. Using a mixed methods approach, data was collected from an interview (N= 8) and a questionnaire (N= 49), developed and validated for this purpose. The results suggest that teachers perceive the outdoor spaces of their schools as places with pedagogical potential for implementing the STEAM approach, with the most prevalent dimensions being play, expression and well-being. However, there was a low frequency of curricular articulation activities involving two or more STEAM areas in these spaces, which can be explained by the length and rigidity of the curriculum and the reduced flexibility of subject timetables. In addition, educators see training in the pedagogical use of outdoor spaces, changing practices, and promoting interdisciplinary collaboration as essential. Although the majority lack training in this area, there is a willingness to participate in training programs. Therefore, it is imperative to provide training opportunities to leverage the pedagogical potential of outdoor spaces and outdoor STEAM education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M., Beirante, D., Serrão-Arrais, A., Catela, D., Santos, R., Martins, M. C., Galinha, S., Luís, H., Dias, I., Ramos, L., Portelada, A., Simões, V., Pinto, P., Franco, S., Ferreira, R., & Ribeirinha, T. (2024). Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formação. Revista Interacções, 20(68), 1–26.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.36206pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4958
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém- ESEpt_PT
dc.relationFCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), I.P., no âmbito dos projetos: Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) (UIDP/04748/2020); Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) (UIDP/00681/2020); Estímulo ao Emprego Científico (CEECINST/00051/2018).pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/36206pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectaprendizagem outdoorpt_PT
dc.subjecteducação STEAMpt_PT
dc.subjectformação de educadores e professorespt_PT
dc.subjectoutdoor learningpt_PT
dc.subjectSTEAM educationpt_PT
dc.subjectteacher trainingpt_PT
dc.titleEducação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.issue20pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Interacçõespt_PT
oaire.citation.volume68pt_PT
person.familyNameCorreia
person.familyNameCatela
person.familyNameSantos
person.familyNameMarques dos Santos Martins
person.familyNameGalinha
person.familyNameLuís
person.familyNameSimões
person.familyNamePaula S F S Pinto
person.familyNameFranco
person.familyNameFerreira
person.familyNameRibeirinha
person.givenNameMarisa
person.givenNameDavid
person.givenNameRaquel
person.givenNameMaria Clara
person.givenNameSónia Maria Gomes Alexandre
person.givenNameHelena
person.givenNameVera
person.givenNameMaria
person.givenNameSusana
person.givenNameMaria Regina
person.givenNameTeresa
person.identifier000000006879862X
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.ciencia-id0F1B-1E5E-AAB9
person.identifier.ciencia-idE517-262B-E644
person.identifier.ciencia-idFE1B-828C-2A6D
person.identifier.ciencia-id2610-B602-ED5B
person.identifier.ciencia-id011F-62A8-AE04
person.identifier.ciencia-id3716-794D-E9E8
person.identifier.ciencia-id9112-9F05-08E0
person.identifier.ciencia-idE71C-28EF-9505
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
person.identifier.orcid0000-0001-6138-9695
person.identifier.orcid0000-0002-6947-2597
person.identifier.orcid0000-0001-5124-2446
person.identifier.orcid0000-0002-5752-5233
person.identifier.orcid0000-0002-4300-3274
person.identifier.orcid0000-0002-5678-3476
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.ridJ-3158-2016
person.identifier.ridN-4455-2013
person.identifier.scopus-author-id57202834080
person.identifier.scopus-author-id57220932025
person.identifier.scopus-author-id55836215700
person.identifier.scopus-author-id57205390368
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublicationdb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513
relation.isAuthorOfPublicationbdf60d28-175f-441e-9fb0-cea93f2dc963
relation.isAuthorOfPublicationb98f7d40-a29a-40b0-a3ab-f3e33360d1fd
relation.isAuthorOfPublication4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61
relation.isAuthorOfPublication122d5f8e-954f-4f4b-81ba-805256313449
relation.isAuthorOfPublication2260faef-53cb-403f-a0ea-637298da3dc7
relation.isAuthorOfPublicationc47225c0-3f0c-4d95-9e7e-5e8852210107
relation.isAuthorOfPublication5846135d-c33a-40e5-9fda-86e3290a368d
relation.isAuthorOfPublication31421a78-bdbf-437c-bc90-1d278e7030da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
36206-Texto do Trabalho-169848-1-10-20240927.pdf
Size:
418.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: