Repository logo
 
Publication

Capacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativas

dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.date.accessioned2019-05-23T22:27:29Z
dc.date.available2019-05-23T22:27:29Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens – sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis – e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade.pt_PT
dc.description.abstractEl sistema educativo se enfrenta al desafío de capacitar a los ciudadanos para la resolución de los problemas complejos e imprevisibles de la sociedad. Este estudio de caso buscó conocer el impacto del desarrollo de una exposición interactiva en la capacitación de futuras profesoras para la acción sociopolítica. Los resultados obtenidos apuntan a la realización de aprendizajes – sobre temas científicos actuales y sobre los criterios que deben orientar la investigación y la innovación responsables – y la concienciación de las participantes para la relevancia de la acción sociopolítica en la mejora de la sociedad.pt_PT
dc.description.abstractThe educational system is confronted with the challenge of empowering citizens to solve complex and unpredictable problems in society. This case study sought to know the impact of the development of an interactive exhibition on the training of future teachers for socio-political action. The results obtained point to the participants' learning – on current scientific topics and on the criteria that should guide responsible research and innovation – and awareness of sociopolitical action’s relevance in the improvement of society.pt_PT
dc.description.abstractUn défi du système éducatif est celui de capacité les citoyens à résoudre des problèmes complexes et imprévisibles dans la société. Cette étude de cas visait à connaître l'impact du développement d'une exposition interactive sur la capacité d’action sociopolitique de futurs enseignants. Les résultats obtenus indiquent des apprentissages - sur les sujets scientifiques actuels et sur les critères qui devraient guider la recherche et l'innovation responsables - et la sensibilisation des participants pour la pertinence de l'action sociopolitique dans l'amélioration de la société.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLinhares, E., & Reis,P. (2019). Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas. Linhas Críticas, Brasília, DF, 25, 34-55. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/1693pt_PT
dc.identifier.doiDOI 10.26512/lc.v24i0.19700pt_PT
dc.identifier.issn1981-0431
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2563
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/1693pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectação sociopolíticapt_PT
dc.subjectexposição científica interativapt_PT
dc.subjectformação inicial de professorespt_PT
dc.subjectcidadaniapt_PT
dc.subjectprojeto IRRESISTIBLEpt_PT
dc.subjectacción sociopolíticapt_PT
dc.subjectexposición científica interactivapt_PT
dc.subjectciudadaníapt_PT
dc.subjectsociopolitical actionpt_PT
dc.subjectinteractive scientific exhibitionpt_PT
dc.subjectinitial teacher trainingpt_PT
dc.subjectcitizenshippt_PT
dc.subjectIRRESISTIBLE projectpt_PT
dc.titleCapacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasíliapt_PT
oaire.citation.endPage55pt_PT
oaire.citation.startPage34pt_PT
oaire.citation.titleLinhas Críticaspt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNameLinhares
person.familyNameReis
person.givenNameElisabete
person.givenNamePedro Alexandre Pereira dos
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.ciencia-idF71F-E7E2-26AD
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.orcid0000-0001-5400-753X
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication91c1f340-4839-475b-a639-061f22986c30
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Linhares&Reis_LinhasCríticas_2019.pdf
Size:
341.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: