Repository logo
 
Publication

Memórias de bullying na trajetória escolar dos estudantes da licenciatura em biologia: caminhos investigativos para a educação social

dc.contributor.authorAlbernaz, Ana Cristina
dc.contributor.authorSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.contributor.authorMadeira, Maria Cristina
dc.date.accessioned2018-01-08T22:51:19Z
dc.date.available2018-01-08T22:51:19Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente artigo descreve parte de uma investigação que procurou estudar a existência de bullying no percurso escolar de estudantes do Instituto Federal de Brasília. A metodologia combinou uma abordagem quantitativa e qualitativa, com recurso à aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas. A amostra, recolhida aleatoriamente, foi constituída por 56 estudantes, dos 132 matriculados na licenciatura de Biologia no ano de 2015. Foram aplicados os questionários à totalidade da amostra, sendo, numa segunda fase, sorteados 6 estudantes para serem sujeitos a uma entrevista, as quais foram tratadas posteriormente, através de análise de conteúdo. Entre os resultados obtidos, verificou-se a presença de comportamentos de bullying nos anos iniciais da vida escolar, nomeadamente diretos e verbais entre os estudantes mas também comportamentos de carácter psicológico, de natureza indireta e, por isso, mais velados. Esse tipo de bullying, leva a que a vítima se isole e sofra, mesmo sendo adulta. Danos semelhantes têm sido identificados noutras investigações, pelo que, face aos nossos resultados, esta problemática assume particular relevância na intervenção do educador social.pt_PT
dc.description.abstractThis article describes part of a study that investigated the existence of bullying in the students' course of the Federal Institute of Brasilia. The methodology combined a quantitative and qualitative approach, using questionnaires and semi-structured interviews. The sample, randomly collected, consisted of 56 students, out of the 132 in the biology degree in 2015. The questionnaires were applied to the whole sample, and in a second phase, 6 students were randomly selected to be interviewed. This material was later analyzed through content analysis. Among the results obtained, we verified the presence of bullying behaviors in the initial years of school life, namely direct and verbal among the students, but also psychological and indirect behavior. This type of bullying leads to the victim becoming isolated and suffering, even as an adult. Similar damages have been identified in other investigations, so, in view of our results, this problem is of particular relevance in the intervention of the social educator.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlbernaz, A.C.,Seixas,S. & Madeira, M.C.(2017).Memórias de bullying na trajetória escolar dos estudantes da licenciatura em biologia: caminhos investigativos para a educação social. Revista da UIIPS,5(3), 115-128.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1968
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPSpt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjecteducação socialpt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.subjectsocial educationpt_PT
dc.subjecthigher educationpt_PT
dc.titleMemórias de bullying na trajetória escolar dos estudantes da licenciatura em biologia: caminhos investigativos para a educação socialpt_PT
dc.title.alternativeMemories of bullying in the school trajectory of undergraduate students in biology: investigative paths to Social Educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage128pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameSeixas
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id2716-DC5E-B59D
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
424-1129-1-PB.pdf
Size:
212.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: