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Conceções das crianças do jardim de infância sobre seres vivos: práticas pedagógicas e sustentabilidade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Linhares, Elisabete | |
dc.contributor.author | Alves, Andreia Sofia Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T15:11:23Z | |
dc.date.available | 2025-08-08T15:11:23Z | |
dc.date.issued | 2025-05-26 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O trabalho é dividido em duas partes: a primeira aborda os estágios realizados em creche e jardim de infância, refletindo criticamente sobre as aprendizagens e práticas pedagógicas. A segunda parte foca o percurso investigativo, analisando as conceções das crianças sobre os seres vivos e a sua conexão com os valores de sustentabilidade. A abordagem qualitativa do estudo, baseou-se na observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental, registo fotográfico e notas de campo. Os resultados indicam que a maioria das crianças têm conceções adequadas acerca dos seres vivos, e que ao longo do tempo, foram desenvolvendo valores de sustentabilidade. As entrevistas revelaram que os familiares transmitem medos que afetam a preservação ambiental e que os espaços escolares restringem a exploração dos habitats, limitando as experiências educativas das crianças. | por |
dc.description.abstract | This report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Preschool Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém. The work is divided into two parts: the first addresses the internships carried out in nursery and preschool settings, offering a critical reflection on learning and pedagogical practices. The second part focuses on the investigative journey, analyzing children's conceptions of living beings and their connection to sustainability values.The study followed a qualitative approach, based on participant observation, semi-structured interviews, document analysis, photographic records, and field notes. The results indicate that most children have appropriate conceptions about living beings and that, over time, they have developed sustainability values. The interviews revealed that family members often pass on fears that affect environmental preservation and that school environments restrict the exploration of habitats, limiting children's educational experiences. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5847 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | conceções | |
dc.subject | educação pré-escolar | |
dc.subject | seres vivos | |
dc.subject | valores de sustentabilidade | |
dc.subject | learrning | |
dc.subject | conceptions | |
dc.subject | preschool education | |
dc.subject | living beings | |
dc.title | Conceções das crianças do jardim de infância sobre seres vivos: práticas pedagógicas e sustentabilidade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.level | Dissertação de Mestrado | pt_PT |