Repository logo
 
Publication

A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa

dc.contributor.advisorSá, Teresa
dc.contributor.authorQuitério, Maria Carlota Pereira Fernandes
dc.date.accessioned2016-05-21T16:26:41Z
dc.date.available2016-05-21T16:26:41Z
dc.date.issued2015-04-28
dc.description.abstractO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em dois contextos, o de Creche e o de Jardim-de-Infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos, ao percurso profissional, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e reflexões que daí decorreram. A segunda parte refere-se à componente investigativa “A entrada na Creche e as primeiras interações entre crianças: contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa”, apresentando um estudo sobre as interações infantis aquando da entrada na creche e sobre a importância que o educador tem neste processo, favorecendo momentos de interações positivas e mediando os problemas que vão surgindo. O estudo realizado é de natureza qualitativa, centrando-se em observações feitas em creche e na reflexão e discussão assentes nessas observações. A terceira parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.pt_PT
dc.description.abstractThe present report, within the Master in Preschool Education held at the Polytechnic School of Education of Santarém, is divided in 3 main chapters. The first one is dedicated to the internships in two contexts, the Nursery and the Kindergarten, and refers to papers and developed projects, professional experience, new learnings, difficulties and reflections. The second chapter, refers to the investigative component: “Entry into the Nursery and the first interactions between children: Kindergarten teacher’s contributions to a pleasant sociability”, showing a case study about the child interactions when entry into the Nursery and the teacher’s importance in this process, favoring positive interactions and mediating problems that arise. The study is qualitative, with focus on observations made on job and reflections and the discussions of those. The third chapter, held the final notes, summarizes the route taken and their contribution to the development of personal and professional growth.pt_PT
dc.identifier.tid201123363
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1470
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcriançapt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjectinteraçõespt_PT
dc.subjectgrupo infantilpt_PT
dc.subjecteducadorpt_PT
dc.subjectchildpt_PT
dc.subjectnurserypt_PT
dc.subjectinteractionspt_PT
dc.subjectchildren’s grouppt_PT
dc.subjectteacherpt_PT
dc.titleA entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio Mestrado Educação Pré Escolar - Maria Quitério.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: