Repository logo
 
Publication

Blended learning: a implantação do ensino híbrido na Educação Profissional, Científica e Tecnológica -estudo de um caso

dc.contributor.authorBarbas, Maria Potes
dc.contributor.authorChaves, Vitor de Oliveira Soares
dc.contributor.authorGontijo, Simone Braz Ferreira
dc.date.accessioned2023-01-09T21:07:13Z
dc.date.available2023-01-09T21:07:13Z
dc.date.issued2022-12
dc.description.abstractA Educação vem sofrendo mudanças estruturais e relevantes ao longo dos tempos e que a impactam em diferentes aspectos. Entende-se que ela precisa ser analisada e discutida, considerando a sua integralidade, mas aqui pretende-se dar destaque são àquelas motivadas pela calamidade sanitária mundial provocada pela pandemia do vírus Sars-Cov-2, popularmente nomeado de novo coronavírus ou Covid-19. Foi no contexto de suspensão das atividades presenciais que as escolas se viram obrigadas a repensar sua prática pedagógica dando continuidade às suas atividades de forma remota, seja com aulas síncronas ou em atividades assíncronas mediadas pelas tecnologias. Com o advento da vacina a possibilidade de um retorno presencial se faz concreto dando oportunidade para que novos cenários educacionais sejam delineados, dentre eles a modalidade híbrida do ensino, blended learning, haja vista que o processo de um ensino presencial no qual todos os estudantes estejam na escola ao mesmo tempo não será imediatamente viável, mesmo com imunização pela vacina. Dentre as vantagens do ensino híbrido é perceptível a individualização do processo de aprendizagem concatenada com a postura coletiva e colaborativa no processo de construção do conhecimento, o incentivo à utilização das soluções didáticas das TDICs, a possível redução de custos e a ampliação de oferta de novas vagas. Tais características oportunizam que esta modalidade de ensino seja utilizada em um cenário no qual os estudantes apresentam perfis formativos diversos, estarão separados fisicamente e fora das dependências da escola. Nesse sentido, propõe-se inicialmente a seguinte indagação: de que maneira as diretrizes pedagógicas instituídas pela política institucional da área de Ensino podem potencializar o trabalho da equipe de coordenação pedagógica no contexto da implantação do ensino híbrido numa instituição de educação profissional e tecnológica? Para tanto, objetiva-se analisar as diretrizes pedagógicas da política institucional do Ensino para a implantação do ensino híbrido; analisar os reflexos das diretrizes pedagógicas da política institucional do Ensino na atuação da equipe de coordenação pedagógica para a implantação do ensino híbrido; descrever o processo de blended learning em uma unidade educacional e caracterizar a metodologia de trabalho adotada pela equipe da coordenação pedagógica, no processo de implantação do ensino híbrido na escola. O desenvolvimento da pesquisa ocorrerá após parecer favorável de um dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) do Brasil. O processo está em fase de finalização para submissão na Plataforma Brasil.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.doin/apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4237
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherGEFORpt_PT
dc.relation.publisherversionn/apt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectcovid-19pt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjecte-learningpt_PT
dc.titleBlended learning: a implantação do ensino híbrido na Educação Profissional, Científica e Tecnológica -estudo de um casopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasíliapt_PT
oaire.citation.endPagen/apt_PT
oaire.citation.issuen/apt_PT
oaire.citation.startPagen/apt_PT
oaire.citation.titleXI Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasíliapt_PT
oaire.citation.volumen/apt_PT
person.familyNameda Costa Potes Franco Barroso Santa Clara Barbas
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id0618-068A-FDB4
person.identifier.orcid0000-0001-8598-1650
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication345e7bdc-ea0a-4f93-acdd-4ab56f7085e6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery345e7bdc-ea0a-4f93-acdd-4ab56f7085e6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Template_Banner_SP11_VictordeOliveiraSoaresChaves-v1 (1).pdf
Size:
302.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: