Publication
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos
dc.contributor.advisor | Teixeira, Madalena | |
dc.contributor.author | Escórcio, Maria Emanuela Viveiros | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T15:36:49Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T15:36:49Z | |
dc.date.issued | 2014-07-01 | |
dc.description | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | Intitulado, “ Erros Ortográficos: De que modo um Professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos”, o presente relatório visa apresentar de uma forma reflexiva o trabalho desenvolvido nos estágios realizados no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em duas partes, uma relativa aos estágios cumpridos e uma outra relativa à componente investigativa. A primeira parte encontra-se por sua vez, subdividida em duas partes, uma relativa aos estágios de 1º ciclo e outra relativa aos estágios que realizei no 2º ciclo. Em ambas as partes serão caraterizadas as instituições e os contextos em que se inserem, a prática de ensino que desenvolvi, nomeadamente a caraterização curricular, a reflexão sobre o planeamento e a operacionalização da atividade educativa, assim como a avaliação efetuada. A segunda parte elucida o estudo realizado sobre os erros ortográficos, em que os sujeitos do estudo são duas turmas do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo, do ensino básico. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, realizarei um enquadramento teórico, o qual abrangerá uma reflexão sobre o erro ortográfico, suas causas, origens e tipologias na perspetiva de alguns autores. Em seguida, farei uma análise aos dados colhidos e darei a conhecer as estratégias que na minha opinião poderão contribuir para combater o erro ortográfico. Os resultados revelam que a implementação de estratégias de supressão do erro em sala de aula são favoráveis, permitindo aos alunos melhorar significativamente a escrita de palavras sem erros ortográficos. | pt_PT |
dc.description.abstract | Entitled, “Spelling Mistakes: How a Teacher can Contribute to the Education of Students spelling Mistakes”, this report aims to present, in a reflective way, the work developed in internships during the Masters Degree in teaching first and second cycle s of schooling (from grades first to sixth). This report is divided into two parts: one part regarding the completed interships and the other regarding the investigative component. The first part is divided into two parts, one regarding the first cycle (grand first to fourth) internships and the other regarding the second cycle (fifth and sixth grades) internships I completed. Both parts will feature the institutions and the contexts in which they are found, the teaching practice that I have developed (specifically the completion of the curriculum), reflection on planning and the functioning of educational activity, as well as the evolution that was carried out. The second part focuses on the study carried out on spelling mistakes in which the study subjects are two classes of third ear students. With the intention of contextualizing the object of stud of this work, I completed a theoretic framework which covers a reflection on spelling mistakes, its causes, origins and typologies from the perspective of certain authors. Secondly, I will analyse the data collected and offer strategies that, in m opinion, will contribute to combating spelling mistakes. The results reveal that the implementation of these strategies of error suppression in the classroom are favourable, allowing students to significantly improve spelling mistakes in their written work. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201729148 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1886 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | ensino básico | pt_PT |
dc.subject | ortografia | pt_PT |
dc.subject | erro ortográfico. | pt_PT |
dc.title | Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém, Portugal | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |