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Das tecnologias e do jogo à aprendizagem do léxico – relato de uma experiência em contexto do português língua não materna
dc.contributor.author | Teixeira, Madalena | |
dc.contributor.author | Santos, Leonor | |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T14:48:56Z | |
dc.date.available | 2021-01-27T14:48:56Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Neste artigo reflete-se sobre o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Português Língua Não Materna (PLNM), numa Instituição de Ensino Superior de Portugal, na qual as estudantes foram desafiadas a conceber materiais didáticos promotores da aprendizagem do léxico, recorrendo a tecnologias da informação e comunicação e a jogos. Estes materiais foram, posteriormente, por elas utilizados em aula de PLNM com crianças entre os 6 e os 8 anos, numa Instituição parceira, tendo-se concluído que o seu uso favoreceu o envolvimento ativo e a motivação para a aprendizagem, bem como a melhoria do desempenho dos alunos em termos do conhecimento lexical. Argumenta-se, por isso, a favor da utilização das tecnologias e dos jogos em contexto escolar e, em particular, de ensino-aprendizagem do PLNM, e da necessidade de se desmistificarem ideias pré-concebidas que persistem relativamente aos “perigos” da entrada das tecnologias nas salas de aula. Defende-se, ainda, a pertinência de a formação inicial de educadores e professores dotar os estudantes de competências não só para manusearem, mas também para produzirem, recursos didáticos de base tecnológica e lúdica, tornando-os pedagogicamente autónomos e capazes de melhor adequarem as suas práticas às características e necessidades dos seus alunos. Mas alerta-se, igualmente, para a necessidade de os futuros professores compreenderem que o recurso às tecnologias não pode ser visto como um fi m em si próprio, ao serviço de uma suposta re/inovação das metodologias de ensino; antes, deve revestir-se de intencionalidade pedagógica que torne a aprendizagem mais atrativa, fácil e consistente. | pt_PT |
dc.description.abstract | In this paper we discuss and analyse the work developed in the Curricular Unit “Português Língua Não Materna”(PLNM) (Portuguese as a Foreign Language), in a Higher School of Education, in a Portuguese Institution, in witch students were challenged to conceive didactic materials in order to promote the learning of lexicon by using Information and Communication Technologies and games. These materials were later used by PLNM students with children between 6 and 8 years old in a partner Institution, and it was concluded that their use favoured the involvement and motivated for learning as well as improved schoolchildren performance in terms of lexical knowledge. It is, therefore, argued in favour of the use of technologies and games in the school context, in particular in PLNM teaching and learning, and the need to demystify pre-conceived ideas that persist in relation to the “dangers” of the use of technologies in classrooms. It is also defended the relevance of the initial training of educators and teachers to equip students with skills not only to manipulate, but also to produce didactic resources with a technological and playful basis, making them pedagogically autonomous and able to get better in order to answer to the needs of their schoolchildren. However, it is also highlighted the need, for future teachers, to understand that the use of technology can not be seen as an end, in itself, at the service of a supposed re/innovation of teaching methodologies; rather, it must be garbed with pedagogical intention so that makes learning more attractive, easy and consistent. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Teixeira, M., Santos, L. (2018). Das tecnologias e do jogo à aprendizagem do léxico – relato de uma experiência em contexto do português língua não materna. Revista Linguarum Arena, Porto: Universidade do Porto, Vol. 9, 51-68. ISSN:1647-8770. (referee) (http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id1339&sum=sim). | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-8770 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3273 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Porto | pt_PT |
dc.subject | português língua não materna (PLNM) | pt_PT |
dc.subject | tecnologias | pt_PT |
dc.subject | jogo didático | pt_PT |
dc.subject | léxico | pt_PT |
dc.subject | formação de professores | pt_PT |
dc.subject | portuguese as a foreign language (PLNM) | pt_PT |
dc.subject | technologies | pt_PT |
dc.subject | didactic game | pt_PT |
dc.subject | lexicon | pt_PT |
dc.subject | teacher training | pt_PT |
dc.title | Das tecnologias e do jogo à aprendizagem do léxico – relato de uma experiência em contexto do português língua não materna | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 68 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 51 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Linguarum Arena | pt_PT |
oaire.citation.volume | 9 | pt_PT |
person.familyName | Teixeira | |
person.givenName | Madalena | |
person.identifier.ciencia-id | 2E10-F2A8-85E5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1064-3790 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55650388200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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