Repository logo
 
Publication

Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico

dc.contributor.advisorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorMelo, Antongnioni Pereira de
dc.date.accessioned2017-08-09T09:07:36Z
dc.date.available2017-08-09T09:07:36Z
dc.date.issued2017-05-09
dc.descriptionDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária.pt_PT
dc.description.abstractA investigação em pauta estuda os resultados da contribuição do ensino de informática para desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia intelectual e incentivo à pesquisa, numa turma de curso FIC – Formação Inicial e Continuada composto por alunas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em situação de Alfabetização e Letramento, do Instituto Federal de Brasília. A metodologia foi combinada com aplicação de uma entrevista não estruturada e questionário com a totalidade da turma. Os resultados demonstram que houve significativa contribuição dos conceitos de informática sobre os três fatores pensamento crítico, autonomia e incentivo à pesquisa, demonstrando a importância e relevância da disciplina para empoderamento, melhoria da qualidade de vida e aumento do conhecimento do aluno da modalidade EJA.pt_PT
dc.description.abstractThe research in this present study studies the results of the contribution of computer education to the development of critical thinking, intellectual autonomy and research incentive, in a group of FIC - Initial and Continued Training, composed of students in the form of Education of Young and Adults in situation of Literacy and Literature, Federal Institute of Brasilia. The methodology was combined with the application of an unstructured interview with a portion of the class and a questionnaire with the entire class. The results demonstrate that there was a significant contribution of computer science concepts to the three factors: critical thinking, autonomy and research incentive, demonstrating the importance and relevance of the discipline for empowerment, improving the quality of life and increasing the student's knowledge of the EJA modality.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201699206
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1795
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEJApt_PT
dc.subjectinformáticapt_PT
dc.subjectpensamento críticopt_PT
dc.subjectautonomia intelectualpt_PT
dc.subjectincentivo à pesquisapt_PT
dc.subjectcomputer sciencept_PT
dc.subjectcritical thinkingpt_PT
dc.subjectintellectual autonomypt_PT
dc.subjectresearch incentivept_PT
dc.titleInformática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento críticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Social e Intervenção Comunitária

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dissertacao_antongnioni_v10_05_17_versao_final.pdf
Size:
1.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: