Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino técnico e profissional têm-se diferenciado do outro ensino secundário
pelo seu carácter marcadamente funcional e reprodutor das estruturas sociais
(Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981;
Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa,
2003). Nos últimos anos tem-se procurado negar esta realidade e criar um sistema de
ideias positivo deste ensino em que ele tende a ser apresentado como alternativo ao
ensino superior. Em termos metodológicos inquiriu-se uma amostra de 308 alunos dos
cursos tecnológicos e dos técnico-profissionais em 2004 e cujos resultados foram
comparados com os recolhidos em 1989, junto de 364 alunos, dos cursos
técnico-profissionais. Procurou-se assim, por um lado, ver quem são os alunos que
frequentam este ensino na actualidade e, por outro, apreciar as alterações ocorridas
num espaço temporal de 15 anos. Os dados recolhidos mostram que o carácter
funcional e regulador deste ensino se mantém e que continuam a verificar-se
correlações fortes entre a sua frequência e a origem social e o aproveitamento escolar
dos alunos até ao 9º ano, constatando-se ainda o acentuar destas realidades nos
últimos 15 anos. Não obstante tudo isto as aspirações dos alunos estão mais
centradas na ida para a universidade do que para o sistema de emprego, apesar da
apreciação positiva que fazem desta formação. A ser assim parece que o sistema de
ideias criado alterou as representações sobre este ensino mas ainda não alterou as
opções que os alunos fazem para os seus trajectos profissionais.Technical and professional teaching has differentiated from other types of
secondary teaching through its functional and reproductive character of social
structures (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders,
1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa,
2003). During the last years people have tried to deny this reality and create a positive
system of ideas of the technical-professional teaching in which it has been presented
as an ideal pathway for many students and, in a certain way, an alternative to
university education. With the objective of studying this reality, we performed an
inquiry, in 2004, to a sample of 308 students of technological and technicalprofessional
courses, comparing these results with the ones gathered in 1989 from a
sample of 364 students of the technical-professional courses. We intended, on the one
hand, to find out who are the students that attend these courses nowadays and, on the
other hand, appreciate the alterations that occurred in these 15 years. The data
gathered shows the functional and regulational character of this type of teaching is still
maintained and that there are still strong correlations between its attendance and the
social origin and school performance of the students up to the 9th grade, realities that
have been accentuated in the past 15 years. Besides all this, the students aspirations
are more centred on going to university rather than to the employment system, even
though they consider this type of forming positive. It looks like the system of ideas
created altered the representation on this type of teaching, but it hasn’t altered the
options that the students make for their professional route.
Description
Keywords
Ensino técnico-profissional;Ensino técnico-profissional Reprodução social Representações Aspirações
Citation
MARTINS,António Maria;PARDAL, Luís António; DIAS, Carlos - Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura.Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.77-97
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação