Publication
Comportamentos de bullying no 1ยบ ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa
dc.contributor.author | Raimundo, Raquel | |
dc.contributor.author | Seixas, Sรณnia Raquel Pereira Malta Marruaz | |
dc.date.accessioned | 2010-12-15T23:38:16Z | |
dc.date.available | 2010-12-15T23:38:16Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | O bullying รฉ cada vez mais um fenรณmeno que preocupa os diversos agentes educativos, devido ร sua prevalรชncia nas escolas e ร s consequรชncias nefastas para a saรบde e bem-estar das vรญtimas e dos agressores. O presente estudo debruรงa-se sobre a incidรชncia e natureza dos comportamentos de bullying em crianรงas do 1ยบ Ciclo. Nesse sentido foi constituรญda uma amostra de 240 alunos do 2ยบ ao 4ยบ ano de escolaridade, tendo sido aplicado o questionรกrio de auto-relato de Olweus (adaptado por Oliveira & Tomรกs, 1994, cit. por Pereira, 2002). Os resultados evidenciaram uma prevalรชncia preocupante de 30,42% de vรญtimas, 18,75% de agressores e 9,58% de vรญtimas-agressivas. As agressรตes mais frequentes remetem para o bullying verbal e tendem a ocorrer maioritariamente no recreio. Os agressores sรฃo, principalmente, colegas da mesma sala ou mais velhos. Na sua maioria, as vรญtimas sentem-se apoiadas pelos pares, especialmente os rapazes, embora menos de metade das mesmas conte a adultos (professores e pais). Os rapazes referiram ser significativamente mais agressores e mais vรญtimas de comportamentos directos de bullying, enquanto que as raparigas referiram ser mais vรญtimas de bullying relacional. Os rapazes tendem a agredir sobretudo rapazes e as raparigas sobretudo raparigas. Dada a elevada prevalรชncia dos comportamentos de bullying observada no presente estudo, salienta-se a necessidade de se implementarem programas de intervenรงรฃo desde os primeiros anos de escolaridade. - The phenomenon of bullying is a cause for concern among several educational agents, because of its prevalence in schools and the adverse consequences for health and welfare of victims and aggressors. The present study focuses on the incidence and nature of bullying behaviors in primary school children. We applied the self-report questionnaire of Olweus (adapted by Oliveira & Tomรกs, 1994, cit. Pereira, 2002) to a sample of 240 students, from 2th to the 4th grade. The results showed a prevalence of 30.42% of victims, 18.75% of bullies and 9.58% of bully-victims. The attacks frequently refer to verbal bullying and tend to occur mostly in the playground. The bullies are mainly colleagues in the same room or older. Most victims feel supported by peers, especially boys, although less than half of them tell the adults (teachers and parents). The boys reported being significantly more perpetrators and more victims of direct bullying behaviors, while girls reported being more victims of relational bullying. Boys tend to attack mostly boys and girls especially girls. This high prevalence of bullying behaviors observed in the study highlights the need to implement intervention programs since the early years of schooling. | por |
dc.identifier.citation | RAIMUNDO, Raquel; SEIXAS, Sรณnia - Comportamentos de bullying no 1ยบ ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa. Revista Interacรงรตes. Nยบ13 (2009), p.164-186 | por |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/352 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politรฉcnico de Santarรฉm, Escola Superior de Educaรงรฃo | por |
dc.relation.publisherversion | http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M9%20-%20Raimundo%20&%20Seixas.pdf | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | Vitimizaรงรฃo | por |
dc.subject | 1ยบ ciclo | por |
dc.subject | Contexto escolar | por |
dc.subject | Diferenรงas de gรฉnero | por |
dc.title | Comportamentos de bullying no 1ยบ ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarรฉm | por |
oaire.citation.endPage | 186p. | por |
oaire.citation.startPage | 164p. | por |
oaire.citation.title | Revista Interacรงรตes | por |
person.familyName | Seixas | |
person.givenName | Sรณnia | |
person.identifier.ciencia-id | 2716-DC5E-B59D | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | e217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6 |