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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo demonstra a evidencia da gestão discricionária de atividade real sobre os inventários, em 30.797
Pequenas e Média Empresas (PME) portuguesas do setor comercial e a sua influência na informação financeira,
recorrendo à adaptação da metodologia quantitativa usada por Roychowdhury (2006). Numa primeira fase, realiza-se
o estudo da suspeição da utilização de discricionariedade sobre os fluxos de caixa, sobre o custo da mercadoria vendida
(CMV), e sobre o volume de inventários detidos pelas empresas. Segue-se o estudo da discricionariedade incluída na
gestão comercial das empresas e a sua relação com itens contabilísticos como inventários, dividas a receber, dividas a
pagar, imposto e resultados contabilísticos.
O presente trabalho teve como base a teoria da agência e a teoria positiva da contabilidade. Os resultados apurados
confirmaram ambas as teorias, quando existe conflito de interesse o gestor procura atuar de forma a maximizar o seu
bem-estar recorrendo a discricionariedade. A discricionariedade provoca alterações deliberadas na realidade
económica e financeira das empresas e, consequentemente, nas demonstrações financeiras que são o elemento de
suporte à tomada de decisão, por esse motivo é provocada, deliberadamente, assimetria de informação entre o
proprietário e os demais stakeholders.
Os resultados obtidos permitiram verificar que a discricionariedade incluída na gestão de inventários está relacionada
a gestão comercial. Os gestores têm o poder de optar por atividades reais para atingir os seus objetivos. Estas opções
provocam alterações no valor dos relatos financeiros das empresas, o que pode ser estimulante para os gestores que
pretendem apresentar demonstrações financeiras que satisfaçam os requisitos dos stakeholders e os seus próprios
interesses.
Description
Keywords
Inventários, discricionariedade, atividades reais, gestão, pequenas e médias empresas
Citation
Nogueira, M. F., Ferreira, A., & Ferreira, C. (2022). A gestão discricionária dos inventários através de atividades reais:reais: o caso das pequenas e médias empresas do setor comercial em Portugal. IICAFI 2022 – International Conference on Accounting and Finance Innovation.