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Línguas de/em São Tomé: representações do português e dos crioulos por alunos e professores do ensino básico e secundário
dc.contributor.author | Santos, Leonor | |
dc.contributor.author | Teixeira, Madalena | |
dc.date.accessioned | 2021-02-06T23:07:02Z | |
dc.date.available | 2021-02-06T23:07:02Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O estudo que se apresenta resulta da observação de um contexto escolar linguístico, em São Tomé e Príncipe, que se reveste de matizes complexas, uma vez que neste país existem situações que poderão ser designadas de diglossia (vários crioulos) e uma língua oficial (o português). Importa, ainda, sublinhar que a situação linguística do país é o culminar de séculos de História que, como ocorre em qualquer outro local, acarreta fatores externos à língua que, por sua vez, a influenciam de forma e modo marcantes. Por este motivo, desde os primeiros contactos que estabelecemos com o contexto e, em particular, com diferentes atores educativos foi-nos possível perceber a existência de uma relativa tensão entre dois discursos contrastantes: por um lado, um discurso oficial que afirma sem hesitação que a língua materna dos são- tomenses é o português (de Portugal) e que, por isso, nas escolas, não há qualquer problema linguístico-comunicativo que justifique, por exemplo, abordagens de ensino do português como língua não materna; por outro lado, um discurso oficioso que, não deixando de reconhecer que, no geral, todos os cidadãos, mesmo crianças, apresentam algum domínio do português, este, sobretudo em determinados contextos, é muito baixo e surge eivado de influências dos crioulos falados em família e nas comunidades, as quais causam dificuldades no momento de trabalhar com a variante utilizada na escola. O português continua, assim, a ter um funcionamento de língua hegemónica por ser a única língua de administração, de ensino, da comunicação social, da socialização, particularmente nas zonas urbanas – com todos os problemas que se levantam numa sociedade marcada por uma forte e insidiosa diglossia (Mata, 2009, p.7). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, L. & Teixeira, M. (2017). Línguas de/em São Tomé: representações do português e dos crioulos por alunos e professores do ensino básico e secundário. In Sílvia Melo-Pfeifer, Ana Raquel Simões (orgs.), Plurilinguismo vivido, plurilinguismo desenhado - estudos sobre a relação dos sujeitos com as línguas, Vol.5 (pp. 155- 195). Santarém: Universidade de Hamburgo, Universidade de Aveiro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-972-9434-09-9. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-9434-09-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3319 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.subject | São Tomé e Príncipe | pt_PT |
dc.subject | crioulos | pt_PT |
dc.subject | línguas | pt_PT |
dc.title | Línguas de/em São Tomé: representações do português e dos crioulos por alunos e professores do ensino básico e secundário | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 195 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 155 | pt_PT |
oaire.citation.title | Plurilinguismo vivido, plurilinguismo desenhado - estudos sobre a relação dos sujeitos com as línguas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 5 | pt_PT |
person.familyName | Teixeira | |
person.givenName | Madalena | |
person.identifier.ciencia-id | 2E10-F2A8-85E5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1064-3790 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55650388200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4 | |
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- Plurilinguismo vivido plurilinguismo desenhado_estudos sobre as relação das línguas com os sujeitos.pdf
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