Repository logo
 
Publication

O papel da comunicação Interna na melhoria dos processos de gestão e relações interpessoais: estudo aplicado às instituições de ensino da Rede Federal do Brasil

dc.contributor.advisorLeal, Susana
dc.contributor.authorSilva, Nilza Costa da
dc.date.accessioned2018-12-10T17:39:29Z
dc.date.available2018-12-10T17:39:29Z
dc.date.issued2018-11-22
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Ciência da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.description.abstractAo iniciar este trabalho, verificou-se uma extensa bibliografia sobre comunicação interna voltada para empresas mercadológicas, mas com pouca referência à comunicação no âmbito das empresas públicas, principalmente às de ensino. Assim, este estudo pretende fazer uma revisão bibliográfica das teorias sobre comunicação interna destacando os conceitos que podem beneficiar as instituições públicas. Igualmente visa descobrir como se processa a comunicação interna em instituição pública de ensino. Destarte, escolheu-se como objeto de estudo uma instituição atípica: uma Autarquia Federal criada em 2008 em todos os Estados brasileiros, de ensino tecnológico, multicampus, autônoma, mantida pelo orçamento da União. Para isso, utilizou-se autores da área de Comunicação e aplicou-se uma pesquisa qualiquantitativa para conhecer o fluxo de comunicação do Instituto pesquisado, os meios utilizados e os mais eficazes. Também apresentou-se um Plano de Intervenção que prevê a elaboração de um Plano de Comunicação Interna que pode ser usado por qualquer Instituição Federal.pt_PT
dc.description.abstractInitially, this master’s dissertation found an extensive bibliography about internal communication oriented to business, but with few references for public organizations, particularly in public education. Therefore, this study aims to do a bibliographic review of the internal communication theories, emphasizing the concepts that can benefit the public enterprise. In addition, it intends to identify the process of internal communication in a public education institution. Consequently, it chose as object of study an atypical subject: a Federal Autarchy that was established in each Brazilian Federal States in 2008, with technological education, multi-campus and independent system, however, sustained by Union budget. In this regard, the study was based on authors of the communication field. It applied qualitative and quantitative research to identify the information flow of the institute and the most effective ways utilized. Besides, it presents an intervention plan, which can be used to develop an Internal Communication Plan by any Federal Institute.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202029930
dc.identifier.tid202029930
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2379
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcomunicação internapt_PT
dc.subjectplano de comunicação internapt_PT
dc.subjectpúblico internopt_PT
dc.subjectrede federalpt_PT
dc.subjectinternal communicationpt_PT
dc.subjectinternal communication planpt_PT
dc.subjectinternal publicpt_PT
dc.subjectfederal networkspt_PT
dc.titleO papel da comunicação Interna na melhoria dos processos de gestão e relações interpessoais: estudo aplicado às instituições de ensino da Rede Federal do Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Educação - Administração Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Nilza_final.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: