Repository logo
 
Publication

Brincar e aprender : um olhar sobre a prática de uma educadora de infância em formação

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorCarreira, Carla Sofia Santo
dc.date.accessioned2017-03-18T23:08:13Z
dc.date.available2017-03-18T23:08:13Z
dc.date.issued2017-01-18
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, relativo ao ano letivo de 2014/2015, e procura descrever a prática de ensino supervisionada e concretizada em contexto de Creche e Jardim de Infância. O trabalho pretende apresentar a experiência em contexto de creche e jardim de infância e a investigação decorrente dessa mesma experiência prática, tendo por objetivo compreender a relevância do brincar em contexto de jardim de infância bem como entender qual o papel do educador como mediador da aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, a minha investigação baseou-se num auto-estudo, que incide sobre a minha própria prática enquanto estagiária. Assim foram analisadas as planificações, avaliações, reflexões e notas de campo do diário de estágio e procurei refletir sobre a importância do brincar em contexto de jardim de infância e compreender qual o papel do educador como mediador da aprendizagem neste contexto.pt_PT
dc.description.abstractThis report makes part of the Master in Pre-School Education. It aims at describing the teaching practice that was monitored and accomplished in the context of nursery school and kindergarten. This report presents the experience within the context of nursery school and kindergarten and the investigation is linked to this same practical experience, having in mind to understand the importance of playing in early ages as well as to understand the role of the teacher concerning the management of playing. The investigation process is linked to this same practical experience, having in mind to understand the importance of play in early ages as well as to understand the role of the teacher in the learning process. My investigation was a self study, focusing on my own practice. Thus, the planning, evaluations, reflections and field notes of the internship diary were analyzed and I was able to reflect on the importance of playing in a kindergarten context and understand the role of the educator as a mediator of learning in this context.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/submittedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201615088
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1701
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação de Infânciapt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectaprenderpt_PT
dc.subjectpre-school educationpt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleBrincar e aprender : um olhar sobre a prática de uma educadora de infância em formaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO (tese) - Carla Carreira.pdf
Size:
2.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: