Repository logo
 
Publication

Perceção docente da supervisão pedagógica

dc.contributor.advisorSantos, Leonor
dc.contributor.authorMateus, Maria João Gomes da Costa
dc.date.accessioned2017-08-14T14:14:05Z
dc.date.available2017-08-14T14:14:05Z
dc.date.issued2014-04-02
dc.descriptionDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação Pedagógicapt_PT
dc.description.abstractNa escola de hoje, a supervisão pedagógica pode desempenhar um papel importante na construção de uma cultura de equipa docente, baseada na partilha de experiências e saberes, em que o envolvimento de cada indivíduo se torna essencial para a identidade coletiva do grupo. O presente trabalho pretendeu conhecer a perceção docente da supervisão pedagógica através de um estudo de caso numa escola onde a investigadora exerceu a profissão docente durante vários anos. A finalidade do mesmo consistiu em perceber a existência ou não de relação entre a realidade supervisiva atual e a que se pretenderia que existisse por parte dos docentes. Os dados foram recolhidos primeiramente através de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, por questionários elaborados com base naquelas. Para além da análise de conteúdo, procedeu-se também à análise documental baseada em autores reconhecidos da vasta bibliografia relativa ao tema em estudo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, efetivamente, existe um desfasamento entre perceções da realidade supervisiva e perceções do que seria desejável no desempenho dessa mesma função. Com base no presente estudo empírico, pudemos apurar que a supervisão pedagógica deve sofrer alterações na sua génese. Essas alterações deverão visar um trabalho de equipa não hierarquizado, em que são fundamentais os comportamentos colaborativos numa perspetiva dialógica de trabalho. O supervisor deverá ser alguém dotado de competências sociais e cognitivas que lhe permitam fomentar a cooperação, revelando um espírito de liderança e promovendo a consecução de objetivos comuns, o que permitirá o desenvolvimento da identidade profissional docente baseada num espírito que se deseja de equipa.pt_PT
dc.description.abstractIn nowadays school, pedagogical supervision can play an important role in the construction of teachers’ team culture based on sharing out experience and knowledge in which the involvement of each individual becomes essential for the collective group identity. The present work intended to realize the teachers’ perception concerning the pedagogical supervision troughout a case study research performed at a school where the researcher taught for several years. Its goal consisted in being aware if there was a relation between nowadays pedagogical supervising reality and the one that teachers would like to see accomplished. Data were collected, first by semi-structural interviews and then, through questionnaires which were built based on the interviews. Beyond a data content analysis, a documental analysis based on recognized authors on these matters was accomplished. The achieved results allowed us to conclude that there is a really imbalance between the perceptions of the supervising reality and the perceptions of what it would be desirable in the supervising fulfilment. According to this empirical study, we could establish that pedagogical supervision must be changed on its basis. Those changes shall aim at a non-hierarchical team work, in which collaborative behaviours are essential in a working dialogical perspective. The supervisor shall be endowed with social and cognitive competences that will allow him/her to promote cooperation, revealing leadership and promoting the achievement of common goals that will permit the development of the teaching professional identity, based on a desired team spirit. Perceção docente da Supervisão Pedagógicapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201162334
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1841
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectsupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectidentidade profissional docentept_PT
dc.subjectdialogismopt_PT
dc.subjecttrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectperceçãopt_PT
dc.subjectpedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectteaching professional identitypt_PT
dc.subjectdialogismpt_PT
dc.subjectcollaborative workpt_PT
dc.subjectperceptionpt_PT
dc.titlePerceção docente da supervisão pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameSupervisão e Orientação Pedagógica

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Perceção Docente da Supervisão Pedagógica - M. João Mateus.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: