Repository logo
 
Publication

As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.date.accessioned2019-09-24T15:51:41Z
dc.date.available2019-09-24T15:51:41Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo acerca das perspetivas dos professores que frequentaram a unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores” (AEI) de um mestrado académico, sobre as características, vantagens e constrangimentos para as suas práticas associados a esses ambientes. O estudo é qualitativo, quanto ao modo de abordagem, e exploratório, quanto ao objetivo geral. O procedimento técnico usado foi um estudo de caso com sete professores. A recolha de dados foi realizada através das reflexões elaboradas pelos professores no final da unidade curricular e de uma entrevista de grupo focado semiestruturada, aplicada a quatro participantes. Os dados foram processados através de uma análise de conteúdo. Quanto às características dos AEI, os professores globalmente revelaram uma apropriação dos sete princípios de aprendizagem elencados pela OCDE (2017), embora de forma desigual. Relativamente às vantagens associadas à utilização dos AEI, foram referidas a colaboração entre professores e entre alunos, a mudança no papel do professor e do aluno, a motivação e a autonomia dos alunos. No que diz respeito aos constrangimentos, os docentes indicaram o trabalho de preparação das atividades, a colaboração com outros colegas, a gestão da sala de aula, a resistência à mudança, a construção de recursos educativos e o cumprimento do programa.pt_PT
dc.description.abstractThis work presents a study about the teachers’ perspectives about the characteristics, advantages and constraints of their practices associated with these environments. The teachers attended the “Innovative Learning Environments” (ILE) course of an academic master's degree. The study is qualitative, as to the way of approach, and exploratory, regarding the general objective. The methodological procedure used was a case study with seven teachers. The data collection was carried out through the reflections that the teachers elaborated at the end of the course and a focus group semi-structured interview applied to four participants. Data were processed through content analysis. As for the characteristics of the ILE, with different degrees, teachers have globally revealed an appropriation of the seven principles of learning listed by the OECD (2017) as characterizers of these environments. Concerning the advantages associated with the use of ILE, participants mentioned: collaboration between teachers and between students; the change in the role of teacher and student; students’ motivation and autonomy. With regard to the constraints, the teachers indicated the extensive work to prepare the activities, collaboration with other colleagues, classroom management, resistance to change, the elaboration of educational resources and time constraints due to the need to accomplish the standards.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M, & Cavadas, B. (2019). As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores. Revista de Investigación Educativa Universitaria, 2 (3), 143-159. https://rieu.webs.uvigo.es/index.htmpt_PT
dc.identifier.issn2659-3130
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2721
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Vigopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://rieu.webs.uvigo.es/RIEU/Vol2/RIEU_2_3_3_ex25-252.pdfpt_PT
dc.subjectambientes educativos inovadorespt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectprincípios de aprendizagempt_PT
dc.subjectinnovative learning environmentspt_PT
dc.subjectlearning principlespt_PT
dc.subjectteacher trainingpt_PT
dc.titleAs implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Vigopt_PT
oaire.citation.endPage159pt_PT
oaire.citation.startPage143pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Investigación Educativa Universitariapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameCorreia
person.familyNameCavadas
person.givenNameMarisa
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RIEU_2_3_3_ex25-252.pdf
Size:
218.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: