Publication
Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Blindorro, Joana Isabel Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-03-18T23:05:59Z | |
dc.date.available | 2017-03-18T23:05:59Z | |
dc.date.issued | 2017-01-19 | |
dc.description | Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | Com o presente relatório pretendo dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários estágios realizados em creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico, as aprendizagens desenvolvidas na prática profissional e, por fim, o estudo desenvolvido sob o tema das conceções alternativas em astronomia. Na primeira parte deste relatório são contextualizados os estágios, é realizada uma caracterização do espaço, da instituição e do grupo e são referidas algumas situações práticas vivenciadas. De forma a dar resposta à questão investigativa foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência para o tema que afirmam a importância deste tipo de estudo na sala de aula para o ensino das ciências. A pesquisa que foi desenvolvida pretende levantar as conceções dos alunos acerca de determinados assuntos sobre astronomia e iniciar o processo de mudança conceptual de forma a ajudar os alunos a adquirirem conhecimento científico correto e de qualidade. Os resultados do estudo apontam para o beneficio de atividades e aulas dirigidas especialmente para auxiliar os alunos a modificarem as conceções alternativas que seguem ideologias que não são aceites pela comunidade científica. O relatório termina com uma reflexão global sobre o meu desenvolvimento profissional ao longo de todo o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino o 1º Ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report aims to present my experiences on supervised teaching practice in nursery, kindergarten and 1st cycle of basic education, the learning acquired in professional practice and, finally, the study developed about misconceptions in astronomy. The first part of this report focused on the various supervised teaching practices, describes the institutions, the groups of students and the situations experienced. In order to answer the research question, I carried out a literature review about the subject that emphasizes the importance of this type of studies in the classroom for science education. The research that has been developed intends to identify students' conceptions about certain astronomy subjects and to initiate the process of conceptual change in order to help students acquire correct scientific knowledge. The results of the study point to the benefit of activities and classes specifically aimed at helping students to modify alternative conceptions that follow ideologies that are not accepted by the scientific community. The report ends with an overall reflection on my professional development throughout the master's degree in Kindergarten Education and Teaching the 1st Cycle of Basic Education. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/submittedVersion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201635798 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1700 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.subject | ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | conceções alternativas | pt_PT |
dc.subject | 4º ano do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | education | pt_PT |
dc.subject | science education | pt_PT |
dc.subject | misconceptions about astronomy | pt_PT |
dc.subject | basic education | pt_PT |
dc.title | Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |