| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 113.57 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo recorre-se à análise qualitativa do enredo de
histórias de ficção científica sobre o trabalho de um grupo de cientistas,
redigidas por três alunos portugueses da disciplina de Ciências da Terra e da
Vida do 11º ano, e à realização de entrevistas semi-estruturadas, com o
objectivo duplo de diagnosticar concepções sobre os cientistas e discutir as
potencialidades desta metodologia na investigação e na educação em ciência.
A metodologia utilizada revelou-se bastante adequada ao diagnóstico de
concepções dos alunos sobre as características dos cientistas, a actividade
científica e as interacções entre ciência, tecnologia e sociedade. Entre os
participantes, foi notória a falta de conhecimentos processuais e
epistemológicos sobre a ciência, bem como a existência de diversas
concepções estereotipadas e deturpadas sobre as características e a actividade
dos cientistas. Diversos factores parecem contribuir para esta situação,
nomeadamente, as práticas de sala de aula utilizadas pelos seus professores,
as imagens de ciência veiculadas pelos meios de comunicação social e a
ausência, nas aulas de ciências, de qualquer tipo de reflexão crítica sobre
essas imagens.This study resorts to a qualitative analysis of the plot of science
fiction stories about a group of scientists, written by three 11th grade Earth
and Life Science students (aged 17), and to semi-structured interviews, with
the double purpose of diagnosing their conceptions about scientists and
discussing the potentialities of this methodology in science education and as a
research tool.
The adopted methodology proved particularly effective in diagnosing the
students’ conceptions of scientists’ characteristics, scientific activity and
interactions between science, technology and society. Among the students, a certain lack of knowledge concerning the processes and the epistemology of
science and several stereotypical conceptions about scientists’ characteristics
and activity were evident. Several factors seem to contribute to this situation,
namely teachers’ classroom practices, the images about science depicted in the
media and the absence of a critical debate about these images in science
classes.
Description
Keywords
educação em ciência natureza da ciência concepções dos alunos histórias de ficção científica
Pedagogical Context
Citation
REIS, Pedro;GALVÃO, Cecília - O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos.Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. ISSN 1579-1513. Vol. 5, no. 2 (2006), p. 213-234
