Repository logo
 
Publication

A educação ambiental e a cidade: um espaço em construção?

dc.contributor.authorMaulin, Gilfredo
dc.date.accessioned2010-11-30T11:16:48Z
dc.date.available2010-11-30T11:16:48Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEste artigo é resultado da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Sociologia Política, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e teve o objetivo analisar as representações das professoras da rede municipal de ensino de Curitiba sobre a relação entre educação ambiental e a cidade. Trata-se de mostrar a ligação existente entre o espaço urbano, seus problemas e a forma como a educação ambiental pode contribuir com a melhoria da cidade. Busca-se analisar como as professoras representam a cidade, sendo Curitiba uma metrópole vinculada a uma imagem de “cidade ecológica”. Como metodologia adotou-se o uso de questionários. Foram aplicados 123 questionários, num total de 60 escolas encontradas em diferentes regiões da cidade. Foi observado que as professoras têm uma representação preservacionista/conservacionista sobre o papel da educação ambiental na sociedade, não mudando uma tendência apontada por outros estudos no início dos anos 90. Mas por outro lado, se observou que a existência dessa representação não se reflete na forma como Curitiba é simbolizada, ou seja, as professoras apresentaram uma perspectiva crítica ou acrítica da cidade sem que isso estivesse diretamente ligado com a representação de educação ambiental. Neste caso, encontramos representações sociais que não se complementam como instrumentos na agregação de uma ação política/pedagógica na problematização e no enfrentamento dos problemas socioambientais, desvinculando a educação ambiental de qualquer possibilidade emancipatória. - This article is a result of the master's dissertation presented at the Postgraduate Program of Political Sociology from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). It aims to examine the representations of the municipal network of teachers from Curitiba on the relationship between environmental education and the city. It shows the link between the urban space, its problems and how environmental education can contribute to the city development. The present research aims also to study how the teachers represent the city, inasmuch as Curitiba is linked to an image of "ecological city". A total of 123 questionnaires were applied to teachers from 60 schools. It was observed that the teachers have a preservationist/conservationist representation on the role of environmental education in society. But on the other hand, it appears that the existence of such representation is not reflected in the way Curitiba is symbolized: the teachers have a critical and uncritical view of the city without being directly connected with the representation of environmental education. In this case, we found social representations that don’t complement as instruments for a political action and education regarding social problems.por
dc.identifier.citationMAULIN, Gilfredo Carrasco - A educação ambiental e a cidade: um espaço em construção? Revista Interacções. Nº11 (2009), p.67-90por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/324
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/K4.pdfpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEspaço Urbanopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectProblemas Socioambientaispor
dc.subjectEnsino Escolarpor
dc.titleA educação ambiental e a cidade: um espaço em construção?por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage90p.por
oaire.citation.startPage67p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
K4.pdf
Size:
103.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: