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A análise dos dados longitudinais com vista à reconstituição das trajectórias
escolares individuais constitui um domínio de investigação relativamente pouco
explorado em Portugal, devido à ausência regular de informação oficial com aquelas
características. No entanto, e como nos mostram, entre outras, as teorias de ciclo de
vida, este tipo de estudos revela-se de forte potencial explicativo, já que grande parte
dos percursos escolares do(a)s adolescentes é marcada pela conjugação dinâmica de
factores cuja influência se vai exercendo cumulativamente. A interacção de múltiplos
determinantes, bem como a acção conjunta daqueles factores, revela-se
particularmente nítida nos pontos mais críticos das trajectórias, designadamente na
transição entre ciclos, e, especialmente, na forma mais ou menos bem sucedida como
aquela transição tem lugar.
De entre aqueles condicionantes dinâmicos das transições, pretendíamos
considerar com especial detalhe neste contributo o chamado “efeito escola”, visto tanto
no que concerne à potencial mobilidade entre estabelecimentos de ensino, como ao
estabelecimento específico onde o Ensino Secundário foi concluído.
Com base em duas sub-amostras constituídas a partir de informação recolhida
por inquérito longitudinal a 530 diplomado(a)s do Ensino Secundário de quatro e duas
Escolas Secundárias da Grande Lisboa, respectivamente, conseguimos tornar
evidente – neste âmbito – a influência daquele “efeito escola”, a par da de outras
variáveis condicionantes de consideração nem sempre habitual.Individual longitudinal data becomes of outstanding importance to depict
youngsters’ scholar trajectories. Nevertheless, this kind of data is not regularly obtained
by the Portuguese statistical system as yet; therefore, research based on life cycle
theories, as well as some other dynamic approaches of the scholar itineraries, is still
quite rare in the country. But we are fully aware of the dynamic cumulative impart most
school trajectories’ determinants do exert, their cumulative and multiple influence
becoming specially evident at the most critical moments – the transition between
education levels.
In this paper we intended to identify the possible “school effect” behind most
trajectories’ and inner transitions’ determinants; and consider its eventual influence
both under the form of mobility between school establishments and the one of the
specific establishment in which upper secondary education certificate would have been
obtained, for each pupil.
For those purposes we worked with data for 530 upper secondary graduates who
had previously attended six Metropolitan Lisbon’s secondary schools and which had
previously been obtained throughout two individual longitudinal surveys addressed in
the framework of two recent research projects which we have been responsible for.
After the statistical analyses, we were able to state that, actually and among other
relevant factors, the “school effect” seemed to be rather meaningful for these case
studies’ trajectories.
Description
Keywords
Trajectórias escolares Determinantes Transições “Efeito escola” Portugal
Citation
LOPES, Margarida Chagas - Transições e pontos críticos das trajectórias de escolaridade: estudo de caso em seis escolas secundárias da grande Lisboa.Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.55-75
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação